Papel da comissão que acompanha EBSERH é criticado SVG: calendario Publicada em 24/12/14 11h41m
SVG: atualizacao Atualizada em 24/12/14 11h43m
SVG: views 274 Visualizações

Assufsm não participou da segunda reunião de acompanhamento da implantação da gestora do Husm

Alt da imagem
Diretores da Sedufsm estiveram na reunião do dia 19 de dezembro

Indicada pelo reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, a comissão que acompanha a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) na universidade teve seu segundo encontro na última semana e já suscita críticas por parte de uma das entidades que fora chamada para acompanhar as reuniões. Loiva Chansis, coordenadora-geral da Assufsm, antecipa que o sindicato dos técnico-administrativos em educação seguirá acompanhando os trabalhadores do Regime Jurídico Único (RJU) do hospital universitário, bem como o serviço prestado à população, contudo, tal acompanhamento tende a não se dar por meio da comissão.

“Estaremos numa outra reunião de direção definindo se vamos acompanhar. Numa primeira avaliação, entendemos que não há porque continuarmos lá. Até porque tem uma comissão que foi nomeada pelo Reitor para fazer a tarefa de fiscalizar e acompanhar a EBSERH. O papel das entidades é outro, é fiscalizar por fora, não participando de algo que não somos favoráveis e que no entender das entidades é uma aberração política e jurídica”, diz a coordenadora-geral, referindo-se à EBSERH, pauta de mobilização desde 2011 – então intitulada Medida Provisória (MP) 520 – entre as entidades sindicais e estudantis da UFSM.

Loiva explica que a Assufsm fora ao primeiro encontro da comissão, ocorrido em 21 de novembro, para conhecer qual era o foco da chamada às entidades. À ocasião pode-se ver, segundo ela, que nenhum dos questionamentos levantados pelas entidades representativas que lá estavam, entre elas, a Sedufsm, foram respondidos adequadamente. A propaganda favorável à Empresa, contudo, manteve-se constante e apontava a lei federal como maravilhosa para resolucionar os problemas da saúde pública. “As filas de espera continuam. Sabemos por colegas lá, que tem pilhas de processos aguardando para fazer exames de Raio X, que faltava contrastes para os exames”, exemplifica a servidora técnico-administrativa.

HUSM: orçamento previsto é de R$ 65,315 milhões

Na última sexta-feira, 19, a comissão reuniu-se pela segunda vez, tendo com pauta a apresentação do Plano Diretor Estratégico (PDE), elaborado em 2014 e com vigência até o ano de 2018 no hospital. O destaque da apresentação, feita pela gerente de Atenção à Saúde do hospital, Soeli Guerra, fora o relatório de acompanhamento do PDE, em que consta uma série de ações e atividades delineadas para sanar três problemas centrais detectados no Plano: o primeiro diz respeito à estrutura física do HUSM; o segundo, ao parque tecnológico, considerado defasado; e o terceiro refere-se à gestão de pessoas. Junto a isso, são colocados prazos para início e conclusão das ações referidas.

Uma das ações que, segundo Soeli, já está prestes a iniciar é a que dá conta da construção de um prédio para a nova central de laboratórios. O dinheiro para a obra, em torno de 10 milhões, já estaria na universidade. Ela diz ainda que, nos últimos quatro anos, o HUSM recebera cerca de 100 milhões de reais. Ao todo, foram disponibilizadas 827 vagas via EBSERH e o orçamento previsto para o PDE é de 65,315 milhões.

As outras pautas previstas para a reunião desta sexta – elaboração de um calendário e de propostas de trabalho para 2015 – não foram discutidas, de forma que permanecem como pontos de debate para uma futura reunião. O novo encontro, inclusive, ainda não tem data definida, já que será feito um levantamento de qual período será melhor para os membros da comissão, visto que em breve inicia-se o período de recesso. Porém, já há o indicativo da primeira quinzena de janeiro para a comissão reunir-se de novo e, como proposição para o próximo período foi levantada a construção de um regimento interno da comissão, em cujo texto estabeleça-se, por exemplo, um quórum mínimo para que as reuniões sejam deliberativas, além de uma periodicidade para os encontros.

Texto e fotos: Bruna Homrich

Edição; Fritz R. Nunes

Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias