Professor já pode buscar a agenda de 2015 SVG: calendario Publicada em 29/12/14 17h17m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 609 Visualizações

Publicação tem distribuição gratuita aos filiados da Sedufsm

Alt da imagem

Já está disponível na sede da Sedufsm o livro agenda de 2015. ‘Mulheres na História’ é a temática do livro agenda que, a exemplo de anos anteriores, foi elaborado pela seção sindical dos docentes em parceria com o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), com sede no Rio de Janeiro. A previsão era de que a agenda estivesse disponível ainda na terça, 23, mas em função da demanda do setor de transportes, em período de festejos natalinos, a publicação chegou nesta segunda, 29, à Sedufsm. Os professores podem vir até a sede do sindicato, à rua André Marques, 665, em horário comercial – 8h às 12h e 14h às 18h. A distribuição aos filiados é gratuita.

Um dos objetivos do tema escolhido é demarcar a importância política exercida pelas mulheres trabalhadoras ao longo da história. Em função disso, a agenda traz, tanto na capa quanto nas páginas internas, figuras de lutadoras que não se apequenaram frente às adversidades e às investidas vindas de opressores dos mais diversos matizes. Na capa, especificamente, imagens de mulheres presentes na Guerrilha do Araguaia, episódio de resistência armada à repressão dos militares brasileiros entre o final da década de 1960 e o início da década de 1970.

Já na ‘orelha’ da agenda é possível ler um texto da gestão Sindicato pela Base (2014-2016), que apresenta o tema e destaca sua relevância. “A coragem das Mulheres do Araguaia perpassa nas figuras de outras mulheres mencionadas no Livro Agenda. A leitura oportuniza um verdadeiro passeio no tempo, nas cores, nas bandeiras, nos estilos e nas arenas de lutas de cada uma. Suas histórias singulares as unem em torno de um objetivo comum: a busca por um mundo melhor”, diz trecho do texto.

Este ano a agenda traz algumas novidades que vêm no sentido de facilitar seu manuseio e melhor aproveitamento. Ao contrário das edições anteriores, ela veio em formato espiral. Internamente há uma página inteira reservada para cada dia da semana, o que permite mais anotações. Dada à riqueza que apresenta, o material não pode ser encaixado apenas na categoria ‘agenda’. Toda a pesquisa histórica que acompanha sua elaboração e todas as imagens e episódios ímpares ali relatados trazem uma clara intenção: presentear os/as filiados/as com um material que não se esgote na funcionalidade cotidiana, mas que sirva à reflexão e à compreensão histórica do movimento docente como parte ativa nas lutas da classe trabalhadora.

Vale lembrar os temas que preencheram as páginas dos últimos livros-agenda da SEDUFSM. Em 2014, o material abordou as lutas e revoluções populares na América Latina dos séculos XIX, XX e XXI. Já no ano anterior – 2013 – o mote foram lutas, revoltas, levantes e insurreições populares. E em 2012 tinha sido a vez de explorar as lutas dos trabalhadores brasileiros ao longo do século XX no país.

Texto: Fritz R. Nunes e Bruna Homrich

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias