Assembleia referenda delegados de SM ao 34º Congresso do ANDES-SN SVG: calendario Publicada em 15/01/15 19h32m
SVG: atualizacao Atualizada em 19/01/15 09h59m
SVG: views 430 Visualizações

Professores também discutiram textos de resolução a serem apreciados no congresso

Alt da imagem

Os professores que irão representar a SEDUFSM no 34º Congresso do ANDES-SN foram referendados na assembleia desta quinta-feira, 15, que ocorreu no auditório do sindicato. A delegação que irá a Brasília entre os dias 23 e 28 de fevereiro integrar as discussões nacionais é composta por: Getulio Lemos, tesoureiro-geral do sindicato; Marcelo Pustilnik Vieira, membro do Conselho de Representantes e docente do departamento de Fundamentos da Educação; Rondon de Castro, departamento de Ciências da Comunicação e também conselheiro do sindicato; Maria Celeste Landerdahl, departamento de Enfermagem e diretora do sindicato; Suze Scalcon, vice-presidente e docente do departamento de Metodologia do Ensino; Luciano Miranda, Departamento de Ciências da Comunicação - Frederico Westphalen; Adriana Zecca, departamento de Ciências Agrárias e Ambientais - Frederico Westphalen e membro do Conselho de Representantes, e Adriano Figueiró, presidente da SEDUFSM.

Num segundo momento, os docentes presentes na assembleia desta quinta detiveram-se nos textos de resolução (TR’s) que serão apreciados no congresso. Para nortear os posicionamentos que Santa Maria levará para o evento, os professores pontuaram alguns aspectos centrais da conjuntura nacional, avaliada como bastante negativa não só para a categoria docente como para o conjunto do funcionalismo público. “Estamos nos defrontando com um cenário nada animador em termos de aumento de impostos, aumento da conta de energia, cortes orçamentários. O congresso é o momento de sinalizarmos qual será a grande luta do ano”, diz o presidente da SEDUFSM, Adriano Figueiró.

Munidos das primeiras notícias já divulgadas acerca das investidas do governo federal contra a educação – corte de 31%, representando R$ 7 bilhões – e já prevendo que em 2015 virá a última parcela do acordo firmado ao fim da greve de 2012, os professores avaliaram a unidade dos servidores públicos federais como um dos pilares da luta no ano que inicia. Frente ao duro contexto que se anuncia, a discussão sobre um possível movimento de greve deve ser levantada em Brasília. Suze Scalcon, vice-presidente, explica que, embora o cenário político coloque esta questão na ordem do dia, os docentes reunidos nesta quinta consensuaram em pautar a greve docente em 2015 caso essa venha articulada com um movimento paredista no conjunto do funcionalismo público.

Para avançar na articulação entre os servidores públicos federais, está marcada a Reunião Ampliada nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, também na capital federal. O presidente da SEDUFSM estará presente no evento.

Novas reuniões devem ser realizadas nos próximos dias para que os delegados de Santa Maria avancem nas discussões dos textos de resolução. Os encontros serão abertos e propiciarão a presença de todos os interessados.

 

Texto: Bruna Homrich

Foto: Arquivo/SEDUFSM

Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias