Bancários são contra abertura de capital da Caixa SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 20/01/15 16h35m
SVG: views 1081 Visualizações

Dilma Rousseff anunciou que processo pode demorar dois anos

Alt da imagem

A intenção do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, de abrir o capital da Caixa Econômica Federal, principal banco inteiramente público do país, vem enfrentando resistência no movimento sindical dos bancários. Já em dezembro do ano passado, a presidente Dilma Rousseff confirmou que o governo federal irá realizar a abertura de capital, adiantando que o projeto seria fazer uma oferta pública inicial de ações daqui a aproximadamente um ano e meio, pois antes o banco teria de passar por um processo de saneamento.

Para o diretor do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, Marcelo Carrión, a investida é claramente uma privatização. Lembrando que a Caixa é o meio por onde passam todos os principais programas sociais do governo, o dirigente avalia que a abertura do banco público a investidores não seria apenas um problema para os trabalhadores bancários, mas afetaria toda sociedade.

“Achamos que a presidente está tomando um rumo grave ao privatizar e abrir o capital [da Caixa]. Inadmissível que se repita o que foi feito no governo Fernando Henrique Cardoso”, diz Carrión, ressaltando que em instituições como o Banco do Brasil e o Banrisul as gestões sustentam-se, em muito, pelas práticas de assédio moral. “Colocar a Caixa nesse caminho nos deixa profundamente indignados”, conclui o dirigente.

Dentre os programas sociais cujos recursos provêm da Caixa estão o Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família. “Eu vou (abrir o capital), mas vai demorar”, disse a presidente, no final de 2014, durante café da manhã com jornalistas. “Precisamos ter uma participação maior dos bancos privados nos processos de financiamento de longo prazo. O país não aguenta esse processo concentrado todo nos bancos públicos”, afirmou Dilma.

 

Texto: Bruna Homrich, com informações de Exame e Diário de Pernambuco

Imagem: Google

Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias