Fala privatista de Cid Gomes recebe crítica sindical SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 05/02/15 17h19m
SVG: views 502 Visualizações

Ministro da Educação defendeu cobrança de mensalidade em IFE durante ato na UFRJ

Alt da imagem
Ministro Cid Gomes: quem pode pagar deve pagar mesmo

O titular da pasta da Educação (MEC) do governo Dilma Rousseff, estimulado por diretores de institutos em evento na UFRJ, no último dia 30 de janeiro, não usou meias palavras. Os diretores pediam o apoio do ministro para que os cursos lato sensu continuassem a poder cobrar mensalidades. Cid Gomes prontamente respondeu que já articula para que as universidades públicas não precisem deixar de receber pagamentos neste tipo de curso. “Eu acho que o ensino tem que ser público para quem não pode pagar, mas quem pode deve pagar mesmo”, argumentou.

Adriano Figueiró, presidente da Sedufsm, vê com tristeza esse posicionamento do ministro, mas, ao mesmo tempo, não se surpreende. Para o diretor do sindicato, o cenário vem sendo montado, aos poucos, para que o ensino superior vá sendo progressivamente retirado da responsabilidade do Estado. “Eles enfiaram a iniciativa privada na saúde, seja com a Ebserh (empresa gestora dos Hospitais Universitários), seja com a abertura dos hospitais às empresas estrangeiras. Enfiaram a iniciativa privada na previdência, com o Funpresp. Portanto, não há dúvida de que agora a bola da vez é a educação.”

Na análise de Figueiró, esse processo privatista começou há bastante tempo, com as incubadoras empresariais e as Fundações. Depois veio a UAB, podendo contratar temporários sem concurso, os parques tecnológicos, com construção física das empresas dentro dos campi. “Agora surge o boato das contratações via OS (Organizações Sociais), a regulamentação da prestação de serviço por dentro da DE (Dedicação Exclusiva) e o último passo seria mesmo o retorno da cobrança de taxas ‘aos que podem pagar’ para subsidiar os que não podem”, assinala Figueiró.

O presidente da Sedufsm lembra que, em Portugal, quando retornaram com a cobrança de taxas na universidade pública, cerca de 15 anos atrás, a desculpa era de que o dinheiro seria usado na melhoria da infraestrutura usada diretamente pelos estudantes (moradia e restaurantes). Hoje, destaca Figueiró, o pagamento das propinas é o que mantém praticamente todos os custos fixos das universidades portuguesas. Em relação à recente fala do ministro Cid Gomes, representa, conforme Figueiró, “um avanço descarado da privatização. E, o pior, é que logo, logo, vão começar a defender isso com base no argumento de que a expansão das universidades acabou gerando um ingresso de pobres, negros e índios cujas demandam superam a capacidade do Estado arcar com a integralidade dos custos. Nada que fuja aos receituários que o Banco Mundial já vem publicando para a América latina nas duas últimas duas décadas pelo menos”, finaliza o sindicalista.

Texto: Fritz R. Nunes com informações da ADUFRJ

Foto: Divulgação

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias