CSP-Conlutas: unidade será com quem enfrenta o governo SVG: calendario Publicada em 24/02/15 11h51m
SVG: atualizacao Atualizada em 24/02/15 11h56m
SVG: views 632 Visualizações

Sindicalista diz que greve dos servidores ainda está em construção

Alt da imagem
Paulo Barela, da CSP-Conlutas: mobilizações de março serão termômetro para uma greve

Uma das palavras mais ouvidas recentemente em diversos setores do sindicalismo é “unidade”. Mas, como construir essa unidade diante de pontos de vista tão díspares? Em entrevista à assessoria de imprensa da Sedufsm, ainda no primeiro dia do 34º Congresso do ANDES-SN, Paulo Barela, que faz parte da coordenação da CSP-Conlutas, disse que a unidade se dará com aqueles setores que efetivamente querem enfrentar a política econômica do governo que ataca os trabalhadores, gerando demissões e redução de direitos.

Barela afirma que a busca de ações unitárias vem sendo construída no espaço ‘Unidade de Ação’, que congrega todas aquelas organizações que não concordam com o atrelamento sindical ao governo e estão dispostas a lutar, e também no Fórum das Entidades de Servidores Federais. O dirigente da CSP-Conlutas diz que seria importante que outras centrais sindicais como a CUT, Força Sindical, CTB, participassem da organização das atividades que exigem, por exemplo, a derrubada de medidas provisórias (MPs 664 e 665) que reduzem direitos dos trabalhadores. No entanto, “não vamos ficar esperando pelas centrais”, frisa Barela.

O representante da CSP-Conlutas cita como exemplo importante de resistência frente às medidas de cortes do ajuste fiscal, o que vem acontecendo com os trabalhadores da General Motors de São Paulo. Em função da demissão de aproximadamente 800 trabalhadores, o sindicato lidera a campanha “Demitiu, parou”. Ou seja, enquanto não forem suspensas as demissões, os trabalhadores se mantêm em greve.

Servidores e a greve

Perguntado se a greve é iminente no serviço público federal, Paulo Barela respondeu que o debate sobre a possibilidade de um movimento paredista vem sendo feito junto ao Fórum Nacional de Entidades de Servidores, mas que o processo ainda está em construção.

Conforme o dirigente da CSP-Conlutas, a mobilização prevista para o mês de março indicará a temperatura na disposição à luta por parte do funcionalismo. A jornada com marchas e acampamentos nos dias 7, 8 e 9 de março, em Brasília, dará uma mostra se a greve é uma possibilidade concreta. Barela diz que no entendimento da central sindical, um movimento grevista é necessário, pois não acreditam que o governo recuará na política de cortes, que afeta os trabalhadores em todos os setores.

Texto: Fritz R. Nunes

Foto: Bruna Homrich

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

ANDES-SN divulga a Carta de Brasília

SVG: calendario 09/03/2015
SVG: tag 34 Congresso
Documento sintetiza deliberações do 34º Congresso

Federal de Tocantins adere à Ebserh sem discussão

SVG: calendario 05/03/2015
SVG: tag 34 Congresso
Decisão da reitoria da UFT não passou pelo Conselho Universitário

Seminário da Comissão da Verdade do ANDES-SN já tem data e local

SVG: calendario 02/03/2015
SVG: tag 34 Congresso
Evento acontecerá nos dias 31 de março e 1º de abril, em Porto Alegre (RS)
Veja todas as notícias