UFSC: Sindicato vê “cortina de fumaça” em consulta da Ebserh SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 16/03/15 15h42m
SVG: views 1031 Visualizações

Conselho Universitário chama consulta sobre adesão do HU UFSC à empresa

Alt da imagem
Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC)

O Conselho Universitário (CUn) da UFSC, na sessão extraordinária do último dia 10 de março, definiu o Grupo de Trabalho (GT) responsável pela realização de consulta pública sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O plebiscito será uma consulta à comunidade sobre a adesão ou não do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC) à Empresa. A consulta servirá como uma fonte de informações para subsidiar a decisão final sobre a questão.

No entanto, a decisão do CUn é vista com reservas pela Seção Sindical do ANDES-SN na instituição. Conforme o presidente da entidade, professor Mauro Titton, a iniciativa do Conselho é uma forma de levantar uma “cortina de fumaça” sobre a adesão, tendo em vista que a posição da Administração da UFSC seria clara quanto a entregar o HU para gestão da Ebserh e, nos bastidores, conforme Titton, a reitoria trabalharia pelo convênio.

O presidente da seção sindical dos docentes ressalta ainda que havia uma posição tanto do segmento estudantil quanto do segmento dos técnico-administrativos, de que o plebiscito deveria ser com voto universal e que as entidades representativas deveriam participar do processo organizativo da consulta. Contudo, o CUn não avalizou a presença das entidades, e a representação será dos segmentos, a partir de indicação do Conselho. Titton explica que o sindicato docente havia definido por não participar do processo, mas a posição voltará a ser discutida.

Tarefas do GT

O Grupo de Trabalho é formado por seis membros do CUn: dois representantes docentes – Alacoque Lorenzini Erdmann e George Luiz França –, dois representantes dos técnico-administrativos em educação – Ricardo José Valdameri e Luciano Antonio Agnes –, e dois representantes discentes – Marcus Vinicius dos Santos e Paula Vieira Parreiras Gomes.

Dentre as atribuições do Grupo estão definições sobre a logística do processo de consulta, a cédula de votação e a participação da comunidade. O plebiscito depende do apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que trabalha a princípio com a data de 29 de abril para a realização da consulta.

Texto: Fritz R. Nunes com informações da UFSC

Foto: Divulgação

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias