Estudantes italianos protestam contra corte de verba SVG: calendario Publicada em 11/11/11 15h05m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 182 Visualizações

Em três anos, governo já cortou 8 bilhões de euros

Alt da imagem
Em outubro, estudantes já haviam enfrentado a polícia, em Milão

Uma série de protestos organizado por estudantes italianos contra a crise econômica que atinge o país aconteceu nesta sexta (11) em Milão, no norte da Itália. Esta não é a primeira manifestação estudantil contra medidas do governo que afetam o ensino. No início de outubro, vários protestos atingiram cidades como Roma e Milão. Informações divulgadas pela imprensa italiana dão conta de que em três anos, o governo de Silvio Berlusconi cortou 8 milhões de euros do orçamento da educação.

Nesta sexta, enquanto um grupo ocupou uma filial do banco Unicredit, no Palácio de Crédito Italiano, outro entrou nas instalações do escritório do Parlamento Europeu, um terceiro realizou uma passeata pelas ruas de Milão e um último ocupou as dependências da ACEA, companhia italiana de água e energia.

No banco, aproximadamente dez jovens abriram cartazes nos quais estava escrito: "Saber e cultura contra dívida e crise". Com outros jovens, eles iniciaram um flash mob, no qual, com livros nas mãos, fingiam estudar as tabelas do banco.

O grupo que ocupou a representação italiana do Parlamento Europeu estendeu uma faixa com os dizeres: "Rebelem-se povos europeus contra a Europa dos banqueiros e negociadores". Já os estudantes que realizaram a passeata no centro da cidade lançaram tomates contra os agentes de segurança.

Além disso, cerca de 30 jovens ocuparam as dependências da ACEA vestidos de Robin Hood. Com megafones, eles gritavam que a companhia "rouba dos pobres para dar aos ricos".

Fonte: Ansa/Site “Vermelho”
Foto: G1/AP
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias