Assembleia: docentes apontam para a luta conjunta SVG: calendario Publicada em 23/03/15 18h43m
SVG: atualizacao Atualizada em 23/03/15 18h47m
SVG: views 668 Visualizações

Sindicato coordenou plenária nesta segunda em Frederico Werstphalen

Alt da imagem
Assembleia desta tarde ocorreu no campus de Frederico Westphalen

A Sedufsm coordenou a primeira das assembleias previstas para esta semana. Na tarde desta segunda, 23, a plenária ocorreu no campus da UFSM em Frederico Westphalen, que integra o Centro de Educação Superior Norte do RS (Cesnors). Nesta terça, pela manhã, a assembleia ocorre em Palmeira das Missões, que também integra o Cesnors. Já na quarta, 25, a assembleia é no Audimax (CE, prédio 16), campus da UFSM. Em todos os encontros, o debate sobre a conjuntura, o plano de lutas de 2015, a Estatuinte na UFSM e a descentralização das ações sindicais.

No encontro desta tarde, com os docentes do Cesnors em Frederico, foi consensual a ideia de que, se os professores e também o funcionalismo federal, querem obter algum avanço nas negociações com o governo, terá que ser através de uma grande mobilização, pois a audiência no Ministério do Planejamento, sexta passada, demonstrou que salário de servidor e carreira dos professores não são prioridade, mas sim a redução do peso da folha no orçamento federal.

Os professores presentes concordaram que, diante do aumento da inflação, o pouco que será concedido neste mês de março é insuficiente para garantir minimamente a reposição de perdas. Por isso, as manifestações foram no sentido de que para pressionar o governo a negociar a pauta de 2015, será necessária a união de esforços. No próximo final de semana, em Brasília, ocorre uma reunião do setor das federais (Ifes) do ANDES- Sindicato Nacional, quando se fará um balanço dos encaminhamentos das rodadas de assembleias pelo país.

Descentralização

Um dos pontos também abordados na assembleia em Frederico Westphalen refere-se à descentralização das ações sindicais. Conforme o presidente da Sedufsm, professor Adriano Figueiró, o sindicato está discutindo uma forma que possibilite mais autonomia às unidades descentralizadas. Para isso, terá que ocorrer uma mudança no estatuto da seção sindical, o que já está em fase de análise.

Figueiró, que esteve acompanhado na assembleia do tesoureiro-geral, professor Getúlio Lemos, apresentou ainda um resumo das discussões sobre a Estatuinte ao longo do ano de 2014. Ele fez questão de ressaltar que até o momento o que tem sido feito é um debate sobre a metodologia do processo, inserido naquilo que é denominado de pré-estatuinte. Ao longo de 2015, o debate irá se aprofundar a caminho das discussões mais de conteúdo em relação ao processo, com a comunidade sendo chamada a participar desse debate, e que estará sendo publicizado pela Sedufsm.

Texto e fotos: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias