Sedufsm lança livro e homenageia Suze Scalcon SVG: calendario Publicada em 09/04/15 17h16m
SVG: atualizacao Atualizada em 09/04/15 17h24m
SVG: views 1392 Visualizações

“Caminhos à gestão de políticas públicas: vivências em gênero e raça” será lançado em 14 de abril

Alt da imagem
Capa do livro

A Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm) promove no próximo dia 14 de abril (terça-feira), às 18h, o ato de lançamento do livro “Caminhos à gestão de políticas públicas: vivências em gênero e raça”. A obra tem como organizadoras a professora de Enfermagem da UFSM, Maria Celeste Landerdahl (diretora da Sedufsm) e a também professora da UFSM, Adriane Roso (Psicologia). Durante o evento será feita uma homenagem especial a Suze Scalcon, ex-vice-presidente da Sedufsm, falecida em 30 de janeiro deste ano. Neste dia 14, Suze estaria de aniversário.

Conforme uma das organizadoras da publicação, Maria Celeste Landerdahl, a obra é uma coletânea de “vivências, lembranças e emoções que transformam relatos e narrativas em fontes que guardam a memória de um tempo. Agrega fragmentos escritos de docentes, tutoras e cursistas do curso de Atualização EaD ‘Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça’, executado pelo Núcleo de Estudos Mulheres, Gênero e Políticas Públicas (NEMGeP) da UFSM”.

Para as organizadoras, o livro representa um “enorme desafio”, pois significa “contar a experiência de um curso que tenta, pela primeira vez no país, sensibilizar e capacitar sujeitos para a elaboração de políticas públicas a partir de diferentes olhares sobre as desigualdades de gênero e raça”. Esse desafio, segundo as professoras, ainda é maior pelo fato de o curso ter sido mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TLC), em companhia da educação virtual.

Na avaliação de Celeste e de Adriane, em um país como o Brasil, onde as “injustiças sociais invadem diferentes territórios e dificultam a participação das mulheres no processo de formação, a educação virtual é um recurso importante para alavancar o empoderamento das mesmas”.

Homenagem

Em um livro marcado pelo traço feminino e feminista, já na página três apresenta a dedicatória a uma pessoa que tinha tudo a ver com a luta das mulheres: Suze Scalcon.  Maria Celeste Landerdah escreveu cerca de 20 linhas, um agradecimento público como forma de homenageá-la. Diz entre outras coisas:

“Grata pela sensibilidade e afeto...pelo teu quase imperceptível ‘fica bem’ nas despedidas. Obrigada por marcar de forma tão profunda a vida de quem contigo conviveu, mesmo que por pouco tempo...Grata por estar conosco neste momento e...fica bem!”

Texto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias