Suze Scalcon homenageada durante lançamento de livro SVG: calendario Publicada em 13/04/15 16h21m
SVG: atualizacao Atualizada em 13/04/15 16h24m
SVG: views 563 Visualizações

Homenagem ocorre nesta terça quando será lançada a obra que trata de gestão pública e vivências em gênero e raça

Alt da imagem
Capa do livro que será lançado nesta terça, 14

A vice-presidente da Sedufsm, professora Suze Scalcon, falecida em 30 de janeiro deste ano, receberá uma homenagem nesta terça, 14 de abril, às 18h. Será durante o lançamento do livro “Caminhos à gestão de políticas públicas: vivências em gênero e raça”, obra organizada pelas professoras Maria Celeste Landerdahl (lotada no departamento de Enfermagem e também diretora da Sedufsm) e Adriane Roso (lotada no departamento de Psicologia). A homenagem a Suze Scalcon, que acontece no auditório do sindicato docente, ocorre na data em que ela faria aniversário.

O livro, que na definição de Maria Celeste Landerdahl, é uma coletânea de “vivências, lembranças e emoções que transformam relatos e narrativas em fontes que guardam a memória de um tempo”, agrega fragmentos escritos de docentes, tutoras e cursistas do curso de Atualização EaD ‘Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça’, executado pelo Núcleo de Estudos Mulheres, Gênero e Políticas Públicas (NEMGeP) da UFSM.

Para as organizadoras, o livro representa um “enorme desafio”, pois significa “contar a experiência de um curso que tenta, pela primeira vez no país, sensibilizar e capacitar sujeitos para a elaboração de políticas públicas a partir de diferentes olhares sobre as desigualdades de gênero e raça”. Esse desafio, segundo as professoras, ainda é maior pelo fato de o curso ter sido mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TLC), em companhia da educação virtual.

A publicação, conforme Maria Celeste, também representa uma vitória do trabalho coletivo de mulheres, do qual Suze Scalcon teve participação importante. Em cerca de 20 linhas, Maria Celeste Landerdah presta no livro um agradecimento especial a Suze: “Obrigada por marcar de forma tão profunda a vida de quem contigo conviveu, mesmo que por pouco tempo...Grata por estar conosco neste momento e...fica bem!”.

Centro de Educação

Suze Scalcon também será lembrada nesta terça, 14, no Centro de Educação da UFSM, local em que atuava como docente. A direção do Centro realiza às 14h, o plantio de uma muda de ‘pitangueira’ no jardim daquela unidade de ensino, uma forma de celebrar o renascimento e homenagear Suze.

Texto: Fritz R. Nunes

Imagem: Reprodução

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias