Comunidade da UFSC rejeita Ebserh SVG: calendario Publicada em 05/05/15 14h30m
SVG: atualizacao Atualizada em 05/05/15 14h30m
SVG: views 645 Visualizações

Resultado do plebiscito contrário à gestão da empresa no HU será levado ao Conselho Universitário

Alt da imagem

Na última quarta, 29 de abril, foi anunciado o resultado da consulta pública sobre a adesão ou não do Hospital Universitário (HU) da UFSC à Ebserh, na qual a maioria dos participantes se posicionou contrária à assinatura do contrato. O resultado do plebiscito, segundo informação divulgada no site da UFSC, servirá de base para a decisão do Conselho Universitário (CUn), que deve pautar o tema em reunião ainda em maio.

Segundo Mauro Titton, presidente da Seção Sindical do ANDES-SN na UFSC, é necessário manter forte a mobilização contra a privatização do HU, pois o resultado do plebiscito é um bom instrumento de pressão, mas não garante a não adesão da UFSC à Ebserh. Embora a posição oficial da reitoria é de que serão respeitadas as decisões das instâncias democráticas, alguns conselhos de unidade da UFSC já se posicionaram favoráveis à adesão, o que pode influenciar na deliberação do CUn, e pactuação com a Ebserh à revelia da comunidade acadêmica, como já ocorreu em outras universidades. “Nós vamos lidar com os dados do plebiscito como mais um instrumento de luta, mas sabendo que nós temos que responsabilizar o Conselho Universitário e a administração central, caso a decisão final não seja contrária à adesão à Ebserh,” destaca o sindicalista.

Titton ressalta que a Ebserh é um ataque direto à autonomia universitária e aos direitos sociais e trata-se de uma tentativa do governo de privatizar os hospitais públicos. “Podemos ver com a implementação da Empresa em outras universidades que, ao contrário da promessa de melhorias e de repasses de recursos, ela não foi a solução para os problemas dos hospitais – muito pelo contrário, o resultado foi drástico para docentes, trabalhadores, estudantes e para o atendimento à comunidade que depende dos serviços do hospital”, ressalta.

Fonte e foto: ANDES-SN

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias