Feira do Livro abre espaço para debate de gênero e raça SVG: calendario Publicada em 05/05/15 16h52m
SVG: atualizacao Atualizada em 05/05/15 17h01m
SVG: views 1092 Visualizações

Publicação relativa aos temas foi lançada segunda, 4 de maio, com sessão de autógrafos

Alt da imagem
Organizadoras e autores de contribuições ao livro autografaram na Feira

E depois ter sido lançado primeiramente na sede da Sedufsm, incentivadora da obra, no dia 15 de abril, o livro “Caminhos à gestão de políticas públicas: vivências em gênero e raça” teve espaço para ser apreciado na Feira do Livro de Santa Maria. O lançamento com direito à sessão de autógrafos aconteceu no final da tarde desta segunda-feira, 5 de maio, e contou com a presença das organizadoras da publicação – professoras Maria Celeste Landerdahl, da Enfermagem, e Adriane Roso, da Psicologia- e também de algumas das autoras e autores. Diversos professores da UFSM, e frequentadores da feira, prestigiaram o evento.

Em entrevista à rádio da Feira, Maria Celeste, que também é diretora da Sedufsm, enfatizou que a obra é importante para problematizar os temas relacionados a gênero e raça, aproveitando as experiências educacionais do curso à distância promovido pela UFSM. E que espera que o resultado desse trabalho possa servir como um estímulo para que se consiga extrair dos poderes constituídos, políticas públicas que visem ao combate das diversas formas de violência, de gênero ou de raça.

Jucineide Vaz dos Santos, graduada em Letras, militante do Movimento Negro de Santa Maria e que participou do curso de aperfeiçoamento em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça através do Polo de Cachoeira do Sul, salienta ter sido gratificante a experiência do curso e do livro. Para ela, as oficinas, os debates, representaram uma aprendizagem extremamente importante. Na análise de Jucineide, os encontros proporcionados pelo curso significaram uma “sementinha que foi sendo fortalecida a cada encontro”.

Definição

O livro, na definição das próprias organizadoras, é uma coletânea de “vivências, lembranças e emoções que transformam relatos e narrativas em fontes que guardam a memória de um tempo”, e que agrega fragmentos escritos de docentes, tutoras e cursistas do curso de Atualização EaD ‘Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça’, executado pelo Núcleo de Estudos Mulheres, Gênero e Políticas Públicas (NEMGeP) da UFSM. A publicação, ressaltam as organizadoras, possui distribuição totalmente gratuita.

Texto e fotos: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias