Dilma pede agilidade em votações do Congresso SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 17/11/11 16h20m
SVG: views 243 Visualizações

PL do Fundo de Previdência do servidor entre as prioridades

Alt da imagem
Presidente Dilma quer prioridade na aprovação da DRU e do PL 1992/07

A presidente Dilma Rousseff se reuniu ontem (quarta), com a coordenação política do Planalto, para tratar três assuntos importantes que estão na pauta do Congresso: a tramitação da Desvinculação de Receitas da União (DRU), o Código Florestal e a criação do Fundo de Pensão do Funcionalismo Público. O governo quer que a base se empenhe na aprovação dos projetos.

Segundo o porta-voz da Presidência da República, Rodrigo Baena, o governo acredita que conseguirá aprovar na próxima semana, na Câmara, a prorrogação da DRU, que permite ao governo federal usar livremente 20% das receitas de tributos federais, como impostos e contribuições sociais. A DRU foi criada em 1994, durante o governo do ex-presidente Itamar Franco, e prorrogada desde então. Mas, ainda precisará ser aprovada pelo Senado, antes do final de 2011, para ter validade em 2012.

Os governistas pretendem votá-la na terça (22). Para a ocasião, o governo estabeleceu uma cota de presença entre os partidos da base para conseguir o quórum regimental de 51 deputados e garantir as cinco das próximas sete sessões.
Já a oposição vai tentar obstruir as próximas sessões para tentar segurar o envio da proposta aos senadores.

Em relação ao Código Florestal, principal assunto do Senado, o governo espera que seja votado ainda neste mês. A matéria segue para a Comissão de Meio Ambiente, que vem fazendo algumas audiências públicas para debater o tema. Mas, os senadores já começam a discutir possíveis alterações ao texto em análise na Casa.

Quanto ao fundo de pensão do funcionalismo público, o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, ressaltou a possibilidade de aprovação, ainda neste ano, de um fundo de pensão para o funcionalismo público. O líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), reforçou a tese, afirmando ser possível votá-lo até o final deste ano.

Este é um tema de grande preocupação das entidades de servidores públicos, que se mobilizam para pressionar parlamentares a não aprovar o PL 1992/07. Neste final de semana, em Brasília, o ANDES-SN promove um encontro cujo tema principal se refere à questão das aposentadorias. É o XVI Encontro Nacional de Assuntos de Aposentadoria. O evento reunirá delegados sindicais de todo o país e terá como tema “A defesa dos direitos e da qualidade de vida na aposentadoria”.

Fonte: Agência Brasil e ANDES-SN
Foto:Blog do Marcelo
Edição: Fritz R. Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias