Assembleia docente na quinta delibera sobre greve SVG: calendario Publicada em 11/05/15 18h13m
SVG: atualizacao Atualizada em 11/05/15 18h43m
SVG: views 565 Visualizações

Plenária coordenada pela Sedufsm inicia às 14h, no Auditório Sérgio Pires

Alt da imagem
Assembleia do dia 23 de abril definiu pelo indicativo de greve sem data

Na próxima quinta, 14 de maio, a Sedufsm realiza assembleia para deliberar sobre a greve docente. A plenária acontece a partir das 14h, no Auditório Sérgio Pires, e contará com a presença, no início, do reitor Paulo Burmann. O convite feito pelo sindicato, e aceito pelo dirigente da instituição, tem por objetivo que sejam feitos esclarecimentos sobre a situação orçamentária da universidade a partir dos cortes efetuados pelo governo federal.

Conforme Adriano Figueiró, presidente da Sedufsm, a orientação do setor das federais (Ifes) do ANDES-SN é de que as seções sindicais do país se posicionem sobre deflagração de greve por tempo indeterminado no período de 25 a 29 de maio. A partir disso, a diretoria da Sedufsm vai sugerir na plenária de quinta-feira, que o indicativo de greve seja apontado para dia 29. A posição dos docentes da UFSM, favorável ou não à greve, será levada neste final de semana, dias 16 e 17, a Brasília, em nova reunião do setor das Ifes, e caberá a ela fazer um balanço das plenárias de todo o país.

Na UFSM, a mobilização dos professores vem ocorrendo num crescente. No dia 8 de abril aconteceu uma paralisação de 24h na instituição. Já no dia 23 de abril, os docentes aprovaram indicativo de greve sem data. Ao longo da semana passada e início desta, o sindicato promoveu um “café com mobilização” junto aos centros de ensino. O somatório de todas essas atividades culmina na plenária de quinta-feira, quando se analisa a possibilidade de deflagração de greve.

O processo de mobilização dos docentes se insere no contexto da campanha salarial dos servidores públicos federais, que reivindica, entre outros pontos, um reajuste de 27,3%. A pauta para negociação com o Ministério do Planejamento, que é o interlocutor do governo com os trabalhadores, não teve retorno até o momento, a não ser pela indicação de que o governo não vai anunciar nada sem antes verificar o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Afora isso, o ANDES-SN busca negociar com o Ministério da Educação, uma pauta específica, que enfatiza a reestruturação da carreira. As negociações estão interrompidas desde o primeiro semestre de 2014.

Texto: Fritz R. Nunes

Imagem: Arquivo/Sedufsm

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias