Greve de professores da rede pública atinge cinco estados SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 13/05/15 16h31m
SVG: views 276 Visualizações

Sistema educacional do país sofre com a precarização e a falta de prioridade dos governos

Alt da imagem
Greve de professores em São Paulo completou dois meses

Milhares de professores do ensino básico da rede pública estão em greve pelo país. Em alguns estados, como São Paulo, a greve já dura quase dois meses. A mobilização ocorre também nas redes estaduais de ensino de Pernambuco, Pará, Santa Catarina, Paraná, Paraíba, Goiás. E nas municipais de Macapá, Bauru, Betim, Maceió, Angra dos Reis, entre outros. Em comum, os professores reivindicam melhores salários e condições de ensino e o fim da precarização dos docentes.

Em São Paulo, a greve dos professores completou nesta quarta, 13 de maio, dois meses. A categoria reivindica reajuste salarial de 75,33%, jornada de trabalho semanal de 20 horas e limite máximo de 25 alunos por sala. O governo paulista segue intransigente na negociação, e o último encontro, uma audiência de conciliação no Tribunal de Justiça de São Paulo, entre os professores e a Secretaria de Estado da Educação terminou sem acordo. Os professores paulistas realizarão uma nova assembleia, na sexta, 15, no vão do Museu de Artes de São Paulo (Masp) para avaliar o movimento paredista.

No Paraná, após o ataque violento sofrido no dia 29 de abril, os professores decidiram por manter a greve iniciada no dia 25 de abril. A categoria - que representa 70% do funcionalismo público do estado - optou pela continuidade do movimento, em especial contra o projeto de lei que alterou o regime previdenciário dos servidores públicos estaduais.

Em Pernambuco, pressionados pela judicialização do movimento com pesadas multas impostas pela Justiça, os educadores suspenderam temporariamente a paralisação após 24 dias. A pausa deverá servir para retomar as negociações. Uma nova assembleia para decidir os rumos do movimento está agendada para o próximo 21 de maio.

Em Goiás, os professores estão em greve desde o dia 14 de abril e foram duramente reprimidos pela força policial do estado durante ato no início de maio.  A categoria exige o reajuste da data-base de 2015 em 7,93%, a manutenção do quinquênio em 10% para todos os servidores municipais e o pagamento de reajuste do piso nacional de 13,01%. Eles reivindicam também melhorias nas estruturas físicas e segurança dos prédios, construção de novas unidades, além do pagamento retroativo da data-base de 2014 aos servidores administrativos e do piso dos professores.

Em Santa Catarina, os professores, em greve desde 24 de março, rejeitaram a proposta do governo em que condiciona a retomada das negociações ao retorno dos professores às salas de aula. A principal reivindicação é o plano de carreira da categoria e o reajuste de 13,01% para toda a categoria. Os professores conseguiram a revogação da Medida Provisória 198, que modifica o regime de contratação de temporários.

Fonte: ANDES-SN

Foto: Divulgação

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias