ANDES-SN alerta sobre motivos para a luta SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 21/05/15 18h15m
SVG: views 258 Visualizações

Sindicato divulga material visual para enfatizar pauta docente

Alt da imagem
Expansão precarizada

O Sindicato Nacional dos Docentes (ANDES-SN) divulgou alguns materiais visuais, com artes para formato de cartaz e outros, cujo objetivo é enfatizar a pauta específica dos professores, protocolada junto ao MEC e que necessita de uma abertura de diálogo por parte do Ministério. Esses materiais foram enviados para uso das seções sindicais em meio ao processo de mobilização para a greve, já aprovada para deflagração em 28 de maio.

A própria ausência de negociação com o MEC é destacada em um dos materiais. O sindicato lembra que faz mais de ano que ocorreu a última reunião entre o ANDES-SN e representantes do ministério. Um outro aspecto que está resumido nos materiais é o da precarização do trabalho. Após a implantação do programa de expansão (REUNI), o número de matrículas nas IFE praticamente dobrou, mas o número de vagas de professores e servidores técnico-administrativos cresceu em proporção, bem menos.

As reclamações sobre a falta de docentes e técnicos perpassam as instituições. Na UFSM, a reclamação é muito forte junto ao Cesnors. No entanto, conforme o próprio reitor, Paulo Burmann, o MEC já respondeu que contratações pelo REUNI estão esgotadas, pois o governo alega que já teria cumprido tudo o que foi pactuado quando da implantação do programa.

Privatização

Faz parte ainda dos materiais elaborados pelo ANDES-SN para divulgação nas seções sindicais, o alerta sobre o avanço das privatizações dentro das Instituições Federais (IFE), que começou com a implantação de uma empresa pública de gestão privada para administrar os Hospitais, a Ebserh, e tende a ser ampliado a partir da possibilidade de contratação de professores através de Organizações Sociais. (OS). Na avaliação sindical, “motivos não faltam para lutarmos”.

Texto: Fritz R. Nunes

Imagens: ANDES-SN

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 


 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sede da Sedufsm não terá atendimento ao público nesta terça-feira no turno da tarde

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Motivo é que funcionários(as) estarão dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Docentes fazem paralisação nesta terça-feira, 16 de abril

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Programação do estado de greve prevê ato no arco, plenária e assembleia geral

GT Carreira do ANDES-SN discute mesa de negociação com o governo

SVG: calendario 15/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Implantação de uma carreira única no magistério é um dos temas

Veja todas as notícias