Consu indica membros à Comissão da Verdade da UFSM SVG: calendario Publicada em 29/05/15 15h42m
SVG: atualizacao Atualizada em 29/05/15 17h07m
SVG: views 1045 Visualizações

Reitoria deve oficializar trabalho da Comissão no mês de junho

Alt da imagem
Reunião do Conselho Universitário, na manhã desta sexta, 29

O reitor da UFSM, professor Paulo Burmann, informou na manhã desta sexta, 29, durante a reunião do Conselho Universitário (Consu) que a universidade irá criar a Comissão da Verdade, cujo objetivo é investigar a violação aos direitos humanos de professores, servidores técnico-administrativos e estudantes durante a Ditadura Militar. A comissão deve ser criada oficialmente ainda no mês de junho.

Durante a reunião foram indicados um titular e um suplente para representar o Consu junto à Comissão. São eles a servidora técnico-administrativa Ana Lúcia Aguiar Melo e como suplente, o servidor Alcir Martins. Ainda nesta semana, a Sedufsm indicou dois professores para compor a comissão: Rondon de Castro (titular) e Cláudio Losekann (suplente).

Aproveitando a manifestação do reitor, que destacou a realização de um trabalho que seguirá os moldes de comissão que existiram em outras instituições como UFBA, UnB, USP e Unicamp, um representante da bancada estudantil no Consu informou que estudantes da Comunicação Social encaminharam uma manifestação contra um professor do curso que atacou o trabalho da Comissão da Verdade e sugeriu que a reitoria é “refém de movimentos sociais”.

Paulo Burmann, em referência à manifestação do estudante, que havia citado a fala do professor, declarou que “nenhuma gestão é refém de movimento A, B ou C”. Conforme o reitor, a universidade é o espaço do conhecimento, da diversidade, por isso, a instituição “tem que ser respeitada, não podemos baixar o tom”, enfatizou.

A Comissão da Verdade deverá ser composta por representantes da Reitoria, do Consu, da Sedufsm, Assufsm, DCE, OAB de Santa Maria, e ainda terá um acompanhamento técnico de professores e estudantes vinculados aos cursos de História, Arquivologia e Direito.

Texto: Fritz R. Nunes

Foto: Multiweb

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias