Panfletagem marca Dia Nacional de Lutas na UFSM SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 25/06/15 17h52m
SVG: views 1641 Visualizações

Atividade ocorreu no meio-dia desta quinta-feira, 25, com participação dos 3 segmentos

Alt da imagem

Por volta do meio-dia desta quinta-feira, 25, o trânsito desacelerou na saída da universidade. Eram professores, técnico-administrativos em educação (TAEs) e estudantes que realizavam panfletagem junto à comunidade universitária e aos usuários do Hospital Universitário. Durante a atividade, entregavam panfletos que explicavam centralmente dois dos principais ataques pautados pelo governo federal neste primeiro semestre de 2015: o corte de R$ 9,4 bilhões na educação e o Projeto de Lei das terceirizações (PLC 030/2015), antigo PL 4330/04. A panfletagem esteve em consonância com o calendário nacional de mobilização, já que as atividades foram orientadas pelo Fórum dos Servidores Públicos Federais (SPF), que elencou esta quinta como o Dia Nacional de Lutas do funcionalismo.

A atividade durou cerca de uma hora e, para o presidente da Sedufsm, Adriano Figueiró, foi bastante positiva, de forma que os trabalhadores e estudantes puderam, mais uma vez, sentirem que a tarefa fora cumprida. “Tivemos muitas pessoas nos apoiando e dizendo que temos de avançar no processo da mobilização. Nós estamos sensibilizando as pessoas, levando informações sobre a crise do país e da universidade e, com isso, esperamos uma adesão cada vez maior de pessoas na luta”, pondera Figueiró.

Ricardo Norberto Feuerharmel, da coordenação geral da Assufsm, avalia que, no geral, a comunidade universitária tem recebido bem as causas. “Estamos sentindo na própria carne os cortes na educação. A ampliação do Restaurante Universitário já foi cancelada, está parada. As obras do Pronto Atendimento (PA) estão paradas. É importante a sociedade ver que as três entidades – DCE, Assufsm e Sedufsm – estão unidas em defesa da universidade pública, contra o ajuste fiscal e contra os cortes na educação”, diz o técnico-administrativo.

Apoio estudantil

A importância de os estudantes somarem-se à greve dos TAEs e à mobilização docente foi ressaltada pelo membro da coordenação geral do DCE, Bruno Traesel Schreiner. Para ele, a precarização da educação pública não é uma luta a ser travada somente em uma categoria. “A greve é um processo legítimo dos servidores, e os estudantes têm de fazer crescer essa luta, somando-se, talvez em greve estudantil no próximo semestre. Há pautas: faltam professores, os cortes estão afetando as bolsas de formação, falta verbas para diversos projetos e para a assistência estudantil”, explica o estudante, acrescentando a ideia de uma marcha pela educação pública num período próximo.

A atividade desta quinta foi uma articulação entre Sedufsm, Assufsm e Dce.

Texto e fotos: Bruna Homrich

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias