EaD também sofrerá cortes nos recursos SVG: calendario Publicada em 14/07/15 18h10m
SVG: atualizacao Atualizada em 14/07/15 18h26m
SVG: views 2896 Visualizações

Capes vai oficializar a extensão da tesourada em até 15 dias

Alt da imagem

Os cursos de Ensino a Distância (EaD) também devem sofrer cortes e a extensão da tesourada será conhecida em até duas semanas. A informação foi repassada pela Coordenação da UAB (Universidade Aberta do Brasil) na UFSM, aos coordenadores de cursos, na última segunda, 13 de julho. Conforme a UAB/SM, em reunião ordinária do fórum de coordenadores UAB junto à Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), nos dias 9 e 10 de julho, ficou confirmado que o governo fará cortes no setor.

Segundo o documento a que teve acesso a assessoria de imprensa da Sedufsm, com base na reunião com a Capes, a UFSM já prevê que o edital (75/2014) que trata da reoferta de cursos para o 2º semestre de 2015 e 1º semestre de 2016, não será publicado no Diário Oficial da União. Também os cursos que teriam início no segundo semestre de 2015 não poderão ser executados, havendo a possibilidade de que voltem a ser ofertados no início de 2016. E quanto às cotas de bolsas para a execução dos cursos que estão em andamento, mesmo as já existentes no sistema, somente há financeiro para até agosto de 2015.

No comunicado às coordenações de cursos, assinado pela professora Miriam Finger, coordenadora da UAB/UFSM, e pelo professor Reisoli Bender Filho, coordenador adjunto da UAB/UFSM, há também um lamento pela “infeliz” notícia que foi dada e, uma observação para que, antes da dispensa de bolsitas, que os coordenadores aguardem novas instruções.

Em contato feito pela assessoria de imprensa da Sedufsm, Miriam Finger confirmou que a Capes, em até 15 dias, deve estabelecer quais os cortes que serão feitos. Ela disse ainda que, assim que essas informações forem oficializadas, a gestão da UFSM as divulgará publicamente.

O que é a UAB?

Conforme a definição encontrada no site da Capes, a Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.

Partindo-se da veracidade do conceito acima, fica uma interrogação sobre os prejuízos para o ensino a partir dos cortes que deverão ser anunciados em um prazo de até duas semanas.

Texto: Fritz R. Nunes
Imagem:Divulgação
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias