Pauta sindical é debatida no campus de Cachoeira do Sul SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 16/07/15 23h08m
SVG: views 1719 Visualizações

Professores concordam sobre importância do tema, mas descartam greve agora

Alt da imagem
Professores elogiaram disposição do sindicato em esclarecer e debater

A Sedufsm completou na tarde desta quinta, 16, as assembleias que haviam sido convocadas para esta semana em quatro campi da UFSM: Santa Maria, Palmeira das Missões, Frederico Westphalen e Cachoeira do Sul. Na pauta de todos os locais, um ponto único: a deflagração de greve. No caso do campus de Cachoeira do Sul, que está em funcionamento desde o segundo de semestre de 2014, os temas abordados acabaram sendo mais amplos, como por exemplo, a própria finalidade de atuação do sindicato.

Ao final, após a análise de conjuntura feita pelo presidente da Sedufsm, Adriano Figueiró, os seis docentes que estiveram no encontro, destacaram a importância do debate sobre as dificuldades enfrentadas pela categoria, também em relação aos cortes orçamentários que vêm afetando as universidades, mas entenderam que ainda não é o momento de deflagrar um movimento paredista.

Em sua exposição, reforçada por gráficos, Figueiró destacou aspectos como as perdas salariais para a inflação nos últimos anos, que tendem a se agravar, tendo em vista a proposta que fez o Ministério do Planejamento, de conceder um reajuste de 21,3% parcelado em quatro anos. O presidente da Sedufsm alertou também que, muitos dos que ingressam hoje na universidade podem não perceber, pois não estiveram em lutas históricas do passado, mas a carreira foi esfacelada nos últimos anos, especialmente após um acordo que foi imposto pelo governo, durante a greve de 2012.

Adriano Figueiró sustentou com números o argumento de que a falta de recurso para a universidade ou mesmo para investir no serviço público, não tem a ver com escassez, mas sim por uma questão de prioridade política. Ele cita que os gastos com a Previdência, que eram de 35% do PIB em 1995, em 2012 passaram a representar 18%, portanto, estão em queda. O mesmo acontece com os gastos em Saúde e Educação, que representavam 47% do PIB em 1995 e hoje representam 25%. Já os gastos com juros e amortizações da dívida, que é a parte que remunera os bancos, passaram de 18% em 1995 para 47% em 2012.



No diálogo com os docentes, Figueiró enfatizou que a decisão sobre greve deve ser feita de forma tranquila, após um debate aprofundado, e fez questão de comentar que não há uma tentativa do sindicato de impor uma paralisação. O que existe, ressaltou ele, é uma tentativa legítima de esclarecer a categoria que, já existe uma greve em andamento, e que, quanto mais forte ela for, mais cresce a possibilidade de que o governo negocie as pautas que são fundamentais para a vida dos professores e para o futuro da universidade.

A plenária ocorrida nesta quinta, no campus da UFSM em Cachoeira do Sul, contou inicialmente com a presença de cinco professores. Quase ao final do encontro, um sexto professor também compareceu. A Sedufsm esteve representada, além do seu presidente, pelo primeiro tesoureiro, professor Claudio Losekann, e teve ainda o apoio do professor aposentado, Wilton Trapp, e da docente lotada em Frederico Westphalen, Rosane Severo.

Texto e fotos: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias