Jornal da Sedufsm debate cortes que ameaçam universidade SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 12/08/15 15h37m
SVG: views 584 Visualizações

Edição de julho pode ser conferida na versão impressa ou online

Alt da imagem
Capa da edição de julho

Sempre buscando abordar temas que habitam o cotidiano docente, o jornal da Sedufsm, na edição de julho (já impresso ou no site do sindicato), problematiza os cortes na pós-graduação das universidades brasileiras. Focalizando a sua lupa na situação que acomete a UFSM, a Assessoria de Imprensa do sindicato realizou uma série de entrevistas com coordenadores de programas, com a Associação de Pós-Graduandos (APG) e tentou contato – embora sem êxito – com a cúpula da Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

De forma geral, os comentários têm grande similaridade: a situação de incerteza tem feito docentes e estudantes caminharem no escuro e, em diversas pontas da instituição, a tesourada do governo na pós já vem dificultando, em muito, a participação da comunidade acadêmica em eventos ou saídas de campo. Desde o início, as versões da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Docente (Capes) e da Administração Central da UFSM contradizem-se de tal forma que a porcentagem dos cortes já oscilou de 70 a 10%, passando por algo próximo à metade do orçamento originalmente previsto.

Confira, na versão impressa ou online (disponível aqui), a reportagem especial que explica o porquê de a pós-graduação estar à beira do colapso no país.

A edição de julho do jornal da Sedufsm ainda problematiza os cortes de outra natureza que a universidade também vem sofrendo: no custeio – manutenção básica do cotidiano acadêmico – e no investimento – obras e equipamentos. Em entrevista, o pró-reitor adjunto, Joeder Campos, diz que a situação é, de fato, preocupante, e que a falta de verba para o custeio – que inclui o pagamento de empresas terceirizadas e das contas de energia elétrica – pode, de fato, dificultar a normalidade acadêmica.

Outras temáticas do jornal

No restante das 12 páginas mensais, o(a) leitor(a) ainda pode conhecer o perfil de Fernando Souza, docente do curso de Medicina da UFSM, e saber um pouco sobre a greve dos técnico-administrativos em educação, que já alcança dois meses. Período semelhante tem a greve docente nacional, que, com mais de 40 universidades paralisadas, vem pressionando o governo e atuando em unidade com outras categorias do funcionalismo público federal.

A edição de julho traz ainda uma relevante entrevista com o professor aposentado do curso de Medicina da UFSM, Eduardo Rolim. Ele foi excluído dos quadros da universidade, em 1964, após o golpe militar que derrubou o presidente João Goulart. O depoimento do médico e professor pode ser encontrado em versão estendida no próprio site da Sedufsm, inclusive em vídeo. Confira aqui.

Esses e outros assuntos podem ser conferidos em nosso jornal deste mês. Para críticas, dúvidas ou sugestões, escreva para sedufsm@terra.com.br ou ligue (55) 3222-1788.

Texto: Bruna Homrich

Imagem: J. Adams Propaganda

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias