Rondônia: reitor da UNIR pede para sair SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 23/11/11 17h13m
SVG: views 225 Visualizações

Em carta ao MEC, alegou falta de condições de seguir no cargo

Alt da imagem
Januário Amaral enfrentava muitas acusações e uma greve geral na universidade

Os docentes e professores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) comemoraram a notícia do pedido de renúncia de Januário Amaral, reitor da instituição, encaminhado nesta quarta (23) ao Ministério da Educação. “Isso representa a vitória da ética sobre a corrupção”, comentou o professor Jorge Coimbra, 1º vice-presidente da Regional Norte I do ANDES-SN.

Em nota o Ministério da Educação (MEC) informa que “Januário Amaral tomou a decisão de renunciar ao constatar a falta de condições para conduzir a universidade, em razão da série de denúncias de malversação e desvio de recursos que envolvem a Fundação Rio Madeira (Riomar), que serve de apoio à UNIR.”

Segundo avaliação do diretor do ANDES-SN, novos processos de irregularidades, improbidade e desvio de verbas, tanto na UNIR quanto na Riomar, devem surgir com o aprofundamento das investigações. O MEC informa que a exoneração deve ser confirmada pelo Palácio do Planalto e publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias. O cargo de Januário Amaral deve ser ocupado temporariamente pela vice-reitora Maria Cristina Victorino de França que, num prazo de 60 dias, deve convocar eleições para a escolha de um novo reitor.

Com a saída de Januário Amaral, os docentes e estudantes, em greve há mais de dois meses, se reúnem para definir os rumos do movimento. Nesta tarde, realizaram carreata de comemoração pela cidade de Porto Velho. Na manhã de quinta (24), será realizada uma assembleia do Comando de Greve ampliado, no campus de Porto Velho. A expectativa, segundo Coimbra, é que a situação aos poucos se normalize. “Agora a universidade reencontra seu caminho institucional”, comentou.

De acordo com o MEC, a comissão de auditores desta pasta e da Corregedoria Geral da União (CGU) deve entregar o relatório da situação da universidade nos próximos dias. O prazo oficial expiraria nesta quinta-feira, 24, mas a comissão pediu mais dez dias para a conclusão.

DESTAQUE NACIONAL

A saída do reitor se deu depois de que uma série de denúncias envolvendo sua gestão na Universidade ganhou notoriedade na mídia nacional, tendo o auge da sua repercussão com a veiculação de uma vídeo-reportagem de mais de sete minutos no programa Fantástico, da tevê Rede Globo, no último domingo (20).

No entanto, o site da SEDUFSM, do ANDES-SN, a imprensa rondoniense e o blog do Comando de Greve da UNIR desde setembro denunciam a situação precária da instituição. Em outubro, um dossiê contendo denúncias produzidas por professores e estudantes, apontando diversas fraudes em concurso e mau uso de verba pública, foi encaminhado ao MEC em audiência realizada em Brasília.

Após a oficialização da investigação das denúncias, com a constituição de uma comissão de sindicância pelo MEC e CGU, a situação na universidade se agravou com a prisão arbitrária de professor e alunos e ainda ameaças de morte a vários integrantes do movimento grevista.

Texto: ANDES-SN
Foto: UNIR/Site Editora Abril
Edição: Fritz R. Nunes
Ass. de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias