Entidades enviam documento ao reitor pedindo dados sobre cortes SVG: calendario Publicada em 27/08/15 15h30m
SVG: atualizacao Atualizada em 27/08/15 16h48m
SVG: views 1238 Visualizações

Sedufsm, Assufsm, DCE e APG encaminharam questões a Burmann nesta quinta, 27

Alt da imagem
Sindicalistas e dirigentes estudantis protocolam documento ao reitor

Na manhã desta quinta (27), a Sedufsm, a Assufsm, o DCE e a Associação de Pós-Graduandos (APG) protocolaram documento junto ao gabinete do reitor da UFSM, Paulo Burmann, com questões relacionadas à crise orçamentária. No texto encaminhado, as entidades reivindicam que, na condição de presidente do Conselho Universitário (Consu), o dirigente apresente informações detalhadas, a partir do conjunto de perguntas encaminhadas, aos conselheiros e a toda a comunidade universitária, sobre qual o tamanho real do orçamento da instituição, bem como qual o impacto dos cortes já efetuados, em todas as áreas, tanto na parte de custeio, capital e também na pós-graduação.

A expectativa das entidades proponentes do documento é de que o professor Paulo Burmann coloque o documento em debate na reunião do Consu que acontece nesta sexta, 28, pela manhã, na Sala dos Conselhos, nono andar do prédio da Administração Central. Mas o detalhamento sobre as questões orçamentárias e os respectivos cortes não é o único pedido de sindicatos e direções estudantis. Outra reivindicação encaminhada é de que o reitor tome uma posição clara de contrariedade aos cortes de recursos que vêm sendo efetuados pelo governo federal e que estão depauperando as Instituições de Ensino.

Na parte final do texto encaminhado, as entidades lembram que, apesar do reitor da UFSM ter sido signatário de um manifesto, em 2014, de reitores que apoiaram a reeleição da presidente Dilma Rousseff, e em que pese o fato de o dirigente ter tentado se manter otimista ao longo de 2015, enquanto os cortes eram ampliados, que “não é possível mais continuar aceitando o desmonte da educação público e do ensino superior do Brasil”.

Com base nesses e em outros argumentos, solicitam a adesão do reitor Paulo Burmann ao manifesto encabeçado pela reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), intitulado “Contra os cortes no orçamento e por mais verbas para a educação”, ao qual já aderiram reitores de outras dezesseis universidades brasileiras.

Para as entidades, “diante do agravamento do quadro econômico brasileiro, e com a construção de estratégias governistas que fortalecem as grandes economias privadas em detrimento das políticas sociais, a defesa da universidade pública não pode estar pautada exclusivamente na garantia do seu funcionamento, ainda que precarizado, mas, sobretudo, na defesa intransigente e constitucional de condições plenas para o exercício indissociável das atividades de ensino, pesquisa e extensão.”

Estatuinte no Consu

E nesta sexta, 28, também está na pauta da sessão nº 774 do Conselho Universitário, o processo nº 131/2015, que “encaminha proposta de metodologia para desenvolvimento do processo Estatuinte”. O assunto foi discutido ao longo do ano de 2014, estendendo-se aos primeiros meses de 2015, por uma comissão provisória, também chamada de pré-estatuinte. Foi esse grupo, formado por representantes da Reitoria, do Consu, dos sindicatos (Sedufsm, Assufsm, Atens) e representações estudantis (DCE e APG) que formataram a proposta que entra em debate na reunião desta sexta.

A previsão é de que a UFSM, ainda este ano, inicie um processo de reelaboração do Estatuto da instituição, por meio de um Congresso Estatuinte, que deve ter participação paritária entre os segmentos, e que não apenas a comunidade interna participe, mas também a externa.

Confira abaixo, em anexo, a íntegra do documento encaminhado ao reitor e a pauta do Cobsu desta sexta-feira.

Texto e fotos: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Pauta da reunião do Consu desta sexta

- Documento encaminhado ao reitor nesta quinta-feira

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias