Milhares nas ruas em São Paulo contra ajuste fiscal SVG: calendario Publicada em 21/09/15 14h22m
SVG: atualizacao Atualizada em 21/09/15 14h35m
SVG: views 906 Visualizações

Marcha de Trabalhadores e Trabalhadoras reuniu mais de 15 mil pessoas, na última sexta-feira

Alt da imagem
Mais de 15 mil pessoas na Marcha ocorrida em São Paulo

Mais de 15 mil manifestantes participaram na última sexta (18), em São Paulo (SP), da Marcha Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras, organizada por 40 entidades representativas dos movimentos sindical, social e popular . O ato teve início no Vão do Masp e percorreu as avenidas Paulistas e Consolação até a Praça da República. O ANDES-SN participou da marcha com caravanas de todo o país.

A manifestação, primeira realizada após o novo pacote de ajustes anunciado pelo governo na segunda (14), teve por objetivo concretizar a construção de um campo classista, que fomente a mobilização de massas, em contraposição ao governo e à oposição de direita. Com faixas e cartazes, trabalhadores de todo o país, dos setores público e privado, protestavam contra a política fiscal do governo, contra a Agenda Brasil e pediam a retirada das medidas que atacam direitos sociais como a redução da maioridade penal, o Plano de Proteção ao Emprego (PPE), a terceirização e as mudanças no acesso ao seguro-desemprego e à pensão por morte, além da reversão no confisco no salário dos servidores federais e na suspensão de concursos públicos.

Com a participação de representantes de diversas categorias do serviço público, trabalhadores dos Correios, Comperj, metalúrgicos de várias montadoras, estudantes, militantes de movimentos sociais e populares a marcha se concentrou no Masp e às 18h ocupou todas as faixas da avenida Paulista, no sentido à Consolação.

Com palavras de ordem que pediam o fim do ajuste fiscal, os participantes deram o recado de que os trabalhadores não vão pagar a conta da crise, e cobraram a reversão dos ataques aos direitos dos trabalhadores e da juventude. Entre os manifestantes, representantes dos indígenas Guarani Kaiowá que denunciaram o extermínio dos povos originários e também dos refugiados da Síria, que destacou luta internacional dos trabalhadores.

“Os trabalhadores não aceitam pagar a conta da crise, enquanto o governo federal privilegia o Capital, os mais ricos, os bancos e o agronegócio. Fomos às ruas também para fazer um chamamento a todas as entidades de classe e movimentos sociais que se somem na luta contra o ajuste fiscal e contra os ataques aos direitos dos trabalhadores brasileiros”, ressaltou Paulo Rizzo, presidente do ANDES-SN.



Professores

O Sindicato Nacional participou do ato com um grande bloco de professores, que cobravam também a reversão nos cortes do orçamento da Educação Federal e a abertura de negociação efetiva com os docentes federais, em greve há mais de 110 dias.

“Os docentes se somaram a essa marcha, pois consideramos fundamental dar a nossa contribuição a espaço de luta tão importante, principalmente nesse momento de crise, que passa pela reorganização da classe trabalhadora”, ressaltou Rizzo.

O presidente do ANDES-SN destacou também o caráter representativo da manifestação. “A marcha foi significativa não só pelo seu tamanho, mas pela representatividade de movimentos que participaram, como de moradia, mulheres, LGBT, quilombolas, indígenas, sindicatos importantes, estudantes. Foi uma manifestação diversificada, cuja marca foi a rejeição às medidas econômicas que vem sendo tomadas no país, que buscam, por parte do governo e do Congresso Nacional, jogar nas costas dos trabalhadores todo o preço da crise”, afirmou. 

Rizzo avaliou que a manifestação foi o primeiro passo de uma longa luta que tem que ser travada pelos trabalhadores e pela juventude, contra as medidas que retiram direitos dos trabalhadores e contra a política econômica que privilegia o Capital. “Para os professores em greve, e mesmo os que não estão em greve, mas estão em luta em defesa do caráter público da universidade, é importante que aprofundemos nossa inserção nesse processo de luta geral dos trabalhadores, sem o que nós não teremos forças para conquistar nossas pautas específicas”, reforçou.

Fonte e fotos: ANDES-SN

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias