Dante Ledesma canta os 22 anos da SEDUFSM SVG: calendario Publicada em 25/11/11 18h26m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 777 Visualizações

Show acontece na próxima quarta, 30, às 18h30min

Alt da imagem
Dante Ramon Ledesma, quarta, dia 30, na praça Saldanha Marinho

O aniversário da Seção Sindical dos Docentes da UFSM, que completou 22 anos no dia 7 de novembro, será comemorado em grande estilo. A SEDUFSM promove na próxima quarta, 30 de novembro, às 18h30min, na praça Saldanha Marinho, o show do cantor Dante Ramon Ledesma. Nascido na Argentina, mas há muitos anos morando no Rio Grande do Sul, Dante Ledesma vem mais uma vez a Santa Maria, cidade com a qual tem muita identidade, especialmente pela presença em eventos como a Tertúlia Musical Nativista e a interpretação de canções como “América Latina”, que tem entre seus compositores, o professor da UFSM, Humberto Gabbi Zanatta.

A apresentação de Dante terá como título “Voz e folclore dos povos latinos”. A SEDUFSM convida a todos que gostam de música de qualidade, e sobretudo, com conteúdo político, que não percam o show. Além de presentear os santa-marienses com a apresentação do músico, também haverá uma mateada. Para quem gosta de chimarrão, basta levar a bomba, a cuia e a térmica.

Na avaliação do presidente da SEDUFSM, professor Rondon de Castro, a presença de Dante Ramon Ledesma, a convite da SEDUFSM, vai coroar as comemorações de 22 anos da seção sindical. “É um evento inédito promovido pelo nosso sindicato, traduzindo assim aquilo que sempre foi a essência de nossa atuação: a defesa da educação, da justiça social e da união dos povos latino-americanos, todas bandeiras levantadas através da arte musical do Dante”.

Histórico

Natural da província de Córdoba e cantor desde os cinco anos de idade, Dante se formou em Sociologia na Universidade Nacional de Córdoba. Militante da ONG Carismáticos, venceu a categoria juvenil de um concurso musical com “Memoria Del Che”, uma homenagem ao revolucionário argentino Ernesto Che Guevara. Perseguido pela ditadura militar, se exilou no Rio Grande do Sul.

Ledesma viveu por anos como vendedor de enciclopédias, rodando o estado, sem se esquecer nunca de seu violão.
Aos poucos foi ganhando fama entre os gaúchos com músicas como “America Latina” e “Vitória do Trigo”, considerada até hoje um dos principais hinos da luta pela reforma agrária. Suas canções o tornaram um dos ícones da música de integração dos povos latino-americanos, seguindo assim os passos de Mercedes Sosa, Daniel Viglietti e Antonio Tarragó Ros.

Dante Ramon Ledesma já conta com 19 álbuns gravados, além de 3 DVDs no mercado. Com mais de três milhões de cópias vendidas, já conquistou nove discos de ouros.

Texto: Fritz R. Nunes e Mathias Rodrigues
Foto: www.jornaldooeste.com.br
Assessoria de Imprensa da SEDUFSM

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias