Sindicato rebate declarações de ex-ministro da Educação SVG: calendario Publicada em 13/10/15 17h41m
SVG: atualizacao Atualizada em 13/10/15 18h54m
SVG: views 1096 Visualizações

Em entrevista à Zero Hora, Renato Janine Ribeiro fez acusações ao ANDES-SN

Alt da imagem

A diretoria do Sindicato Nacional dos Docentes (ANDES-SN) divulgou nesta terça (13) uma nota pública em reposta às declarações feitas pelo ex-ministro da Educação (MEC), Renato Janine Ribeiro, ao jornal Zero Hora, na reportagem "Ex-ministro da Educação teme 'apagão de professores'", veiculada no dia 10 de outubro tanto na versão impressa quanto na online do jornal, sobre a greve e as reivindicações dos docentes federais. Em suas declarações, Ribeiro acusou indevidamente, o ANDES-SN, de ter proposto, no período de greve, a diminuição no repasse de verbas para a Educação Básica para aumentar o repasse para a Educação Superior.

A greve dos docentes federais foi deflagrada no dia 28 de maio, após a recusa do governo federal em negociar com a categoria. Com duração de mais de quatro meses, a greve se desenrolou na completa omissão do ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, que na sua gestão não recebeu a categoria.

O ANDES-SN, em nota, exige uma retratação imediata do ex-ministro do MEC diante das afirmações inverídicas. “Essas informações não correspondem à verdade. Sendo assim, exigimos que ex-ministro retrate-se ou cite a fonte dessa informação inexistente”, diz a nota. Diferente da acusação feita por Janine Ribeiro, o ANDES- SN defende a aplicação imediata de 10% do PIB para a Educação Pública, Já! como forma de garantir as verbas constitucionais para o financiamento tanto da Educação Básica Pública como da Educação Superior Pública.

Ainda na nota, o Sindicato afirma que a rápida passagem de Renato Janine Ribeiro pelo MEC apenas evidenciou a prioridade do governo federal na defesa do projeto privatista de educação e na garantia do repasse de verbas para o Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies), enquanto as Instituições Federais de Ensino (IFE) estão em situação cada vez mais precária. “O que se opõem à melhoria na qualidade da educação pública e gratuita - direito social da população brasileira - é o desvio dos parcos recursos públicos, que deveriam ser aplicados exclusivamente na educação pública, para favorecer o ensino privado oferecido de forma mercantil. Falta prioridade do governo para a educação pública e gratuita!”, ressalta o documento.

Paulo Rizzo, presidente do ANDES-SN, afirma que o ex-ministro faltou com a verdade na entrevista concedida ao jornal. "O ex-ministro Renato Janine Ribeiro falou uma mentira absurda, porque eu desconheço qualquer entidade que tenha essa posição de reivindicar a retirada de dinheiro da Educação Básica para o Superior, muito menos o ANDES-SN. Essa é uma declaração muito grave. Queremos uma retratação da parte dele, dada a falsidade da afirmação", enfatizou.

Greve

A greve, iniciada no dia 28 de maio, teve adesão de 50 instituições, e foi o último recurso encontrado pelos docentes federais diante da intransigência do governo federal em negociar e da total ausência de resposta à pauta de reivindicações da categoria, que são: defesa do caráter público da educação, condições de trabalho, garantia da autonomia universitária, reestruturação da carreira e valorização salarial de ativos e aposentados.

Veja aqui a nota pública da diretoria do ANDES-SN.

Fonte e imagem: ANDES-SN

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias