Sedufsm debate políticas de expansão na próxima semana SVG: calendario Publicada em 13/10/15 18h42m
SVG: atualizacao Atualizada em 16/10/15 16h51m
SVG: views 2485 Visualizações

Sindicato promove seminário na UFSM dia 19 e 20 de outubro

Alt da imagem

Na próxima semana, dias 19 e 20 de outubro, a Sedufsm promove o Seminário sobre políticas públicas e expansão no ensino superior. O evento acontece no Audimax, auditório do Centro de Educação da UFSM, com entrada gratuita. Dentre os objetivos do evento, está o de debater as diversas faces que o projeto neoliberal assume com o intuito de influenciar as políticas educacionais. A expansão do ensino superior, através do programa federal (Reuni), e os impactos na formação docente, também estará em discussão.

A abertura ocorre na segunda, 19 de outubro, às 17h, com a conferência “O papel da universidade latino-americana na ordem do capital”, com o professor de História da USP, Osvaldo Coggiola. Ainda na segunda-feira, na sequência à fala de Coggiola, às 18h30, ocorre a mesa 1: “A universidade no mundo do trabalho: para quem formamos?”, com os professores da UFSM, Albertinho Gallina e Ascísio dos Reis Pereira, acrescido ainda do professor Luciano Miranda, do campus da UFSM em Frederico Westphalen. Nesta primeira mesa, dentre os objetivos, está o de trazer elementos que possibilitem compreender e discutir a reformulação da educação superior no Brasil, que se inicia nos anos 1990, agravando-se até os dias atuais, com a submissão do ensino superior ao mundo do trabalho.

O seminário prossegue na terça, dia 20, a partir das 9h, com a mesa 2: “O REUNI na UFSM: qualidade e quantidade na expansão da universidade”. Os expositores serão a professora Maristela da Silva Souza, do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), e o professor Dalvan Reinert, vice-reitor da UFSM entre 2009 e 2013. O objetivo desta temática é discutir o processo de implantação do programa de expansão (REUNI) na UFSM, debatendo também os impactos deste processo de expansão na formação docente na UFSM e nas condições de trabalho desses professores.

Texto: Fritz R. Nunes

Ilustração: J. Adams Propaganda

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias