Contribuições ao caderno do Congresso do ANDES-SN até 13 de novembro SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 23/10/15 15h08m
SVG: views 827 Visualizações

35º Congresso ocorre de 25 a 30 de janeiro de 2016 em Curitiba (PR)

Alt da imagem
Aprovação de Curitiba como a sede do 35º Congresso do ANDES-SN, em março deste ano, em Brasília

As seções sindicais e os sindicalizados do ANDES-SN têm até o dia 13 de novembro (sexta-feira), para enviarem as contribuições ao Caderno de Textos do 35° Congresso do ANDES-SN, que ocorrerá entre 25 a 30 de janeiro de 2016 na cidade de Curitiba (PR). Os textos deverão ser remetidos para a Secretaria do Sindicato Nacional por e-mail (secretaria@andes.org.br).

O tema do próximo congresso será "Em defesa da educação pública e gratuita e dos direitos dos trabalhadores". Após essa data, as contribuições enviadas pelas seções sindicais, no período de 14 de novembro de 2015 a 8 de janeiro de 2016, comporão o Anexo ao Caderno de Textos, que será publicado no dia 15 de janeiro de 2016.

Amauri Fragoso, 1° tesoureiro do ANDES-SN e membro da comissão organizadora do Congresso, ressalta a importância do encontro e dos debates decorrentes dele, haja visto o processo de privatização da educação pública em curso no país. “A universidade brasileira hoje passa pela pior crise dos últimos anos. O governo federal e o Capital investem na destituição da universidade pública tentando de todas as formas privatizá-la, com a PEC 395, que altera o princípio de gratuidade; as medidas que alteram a RJU [Regime Jurídico Único] fazendo com que os servidores públicos trabalhem em casa; a retirada do abono permanência, que deve levar vários professores a se aposentarem; e a suspensão dos concursos públicos, que faz com que o quadro de professores fique insuficiente por não haver substituição”, assinala.

O diretor do ANDES-SN faz um chamado ao envio de contribuições para o Caderno de Textos. “É fundamental e necessário que toda a base do ANDES-SN contribua com sugestões e resoluções ao Caderno de Textos, pois é no Congresso que elaboramos o nosso Plano de Lutas em defesa da Educação Pública e da concepção de universidade que almejamos: pública, gratuita e de qualidade. O movimento docente precisa contribuir de forma forte para fazer com que as Organizações Sociais (OS) não entrem nas Instituições Federais de Ensino”, afirma.

Credenciamento prévio

Os delegados e observadores do 35° Congresso do ANDES-SN têm de 30 de novembro de 2015 a 21 de janeiro de 2016 para fazerem o credenciamento prévio, a fim de facilitar o processo de inscrição. O credenciamento poderá ser feito também durante o evento, no dia 25 de janeiro de 2016, das 9h às 12h e das 14h às 18h. O 35° Congresso será organizado pela Seção Sindical dos Docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Sindutf-PR – Seção Sindical do ANDES-SN).

Confira a circular com a convocação do 35° Congresso aqui.

Fonte: ANDES-SN

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias