Sedufsm realiza debate sobre dívida pública brasileira SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 17/12/15 19h08m
SVG: views 2152 Visualizações

Conferência sobre auditoria da dívida ocorre no dia 6 de novembro

Alt da imagem

A Sedufsm promove no dia 6 de novembro uma conferência cujo título é “Dívida pública brasileira e a necessidade de uma auditoria”. O conferencista será Josué Martins, auditor do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE/RS) e integrante do Núcleo Gaúcho da Auditoria Cidadã da Dívida. O evento ocorrerá a partir das 17h, na Câmara de Vereadores de Santa Maria, na rua Vale Machado, nº 1415.

A Auditoria Cidadã da Dívida é uma associação sem fins lucrativos que tem como um de seus principais objetivos “realizar a auditoria da dívida pública brasileira, interna e externa, federal, estaduais e municipais”, exigindo assim a transparência no processo de endividamento brasileiro. Conforme a Associação é preciso que seja cumprido o artigo 26 das Disposições Transitórias (ADCT) da Constituição Federal de 1988, que prevê a auditoria da dívida externa. Para saber mais sobre o trabalho da Auditoria Cidadã, clique aqui.

Qual a importância de discutir o tema?

Maria Lúcia Fattorelli, auditora federal aposentada, e uma das coordenadoras da Auditoria Cidadã da Dívida, destaca que a dívida pública brasileira é o principal fator para a manutenção da crise econômica no país. “Basta olhar para os números oficiais divulgados pelo Governo e pelo Senado. Em 2015, 47% do orçamento federal será destinado ao pagamento de juros e amortizações da dívida. Isso corresponde a R$ 1,3 trilhão. Uma dívida que sempre pagamos, mas nunca diminui”, frisa.

Josué Martins, que também é diretor-presidente do Centro de Auditores Públicos Externos do TCE/RS (Ceape), falará em Santa Maria sobre o sistema da dívida, que consome recursos não apenas da União, mas também estrangula financeiramente os estados e municípios. Na análise de Martins, a dívida pública do RS está ligada ao chamado sistema da dívida. Por esse sistema criado, conforme o especialista, “o Plano Real trocou o controle da inflação pelo superendividamento do setor público”.

A conferência de Josué Martins, que ocorre no plenário da Câmara de Vereadores, é aberta a qualquer pessoa interessada e a entrada é gratuita.

Texto: Fritz R. Nunes

Arte: J. Adams Propaganda

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

‘Mostra ‘Difusão’ é opção para ver o cinema abordando Direitos Humanos

SVG: calendario 12/04/2024
SVG: tag Cultura
Exibições acontecem nos dias 14, 20 e 21 de abril, às 19h, em Associação localizada na Vila Oliveira, em Santa Maria

Documentário remonta 30 anos de história da Boate do DCE

SVG: calendario 05/04/2024
SVG: tag Cultura
Lançamento, com entrada gratuita, acontece na quinta, 11 de abril, às 19h, no Auditório da Cesma

Livro destaca protagonismo das mulheres na Segunda Guerra

SVG: calendario 22/03/2024
SVG: tag Cultura
Dica cultural desta semana é da professora de Comunicação Social da UFSM, Viviane Borelli

Veja todas as notícias