Comissão pré-estatuinte define etapas antes do Congresso SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 10/11/15 16h36m
SVG: views 775 Visualizações

Grupo busca ampliar visibilidade sobre o trabalho que está sendo realizado

Alt da imagem
Reunião desta terça abordou necessidade de ampliar Comunicação e organizar debate

Os membros da comissão pré-estatuinte da UFSM se reuniram novamente na manhã desta terça 10, e discutiram sobre a necessidade de organizar as atividades neste final de semestre, construindo um organograma que contemple até o início do próximo ano, antecedendo ao Congresso Estatuinte propriamente dito, cuja previsão é de que comece a eleição dos delegados até o final do primeiro semestre de 2016. Uma das preocupações é quanto à visibilidade do processo Estatuinte. Alguns dos membros da comissão, entre eles, o professor Luiz Ernani Araújo, ressaltou que se percebe em alguns departamentos da instituição, como por exemplo, no Direito, que não se sabe que há uma comissão trabalhando para o advento da reforma do estatuto.

Até mesmo com base nesse tipo de ponderação, diversos membros da comissão reivindicaram que a reitoria da UFSM negocie com o setor de Comunicação para que haja um apoio permanente aos trabalhos. Para o professor Adriano Figueiró, presidente da Sedufsm, é fundamental que haja uma equipe, profissionais da instituição, que sejam responsáveis em pensar as estratégias de divulgação do processo estatuinte. Segundo Figueiró, o trabalho que a Agência Facos vem realizando, com a participação de estudantes de Comunicação Social, é elogiável, mas não resolve toda a parte de divulgação, que é bem mais complexa, e que precisaria de profissionais com mais tempo de dedicação.

O coordenador da comissão pré-estatuinte, professor João Batista Dias de Paiva, concordou com os argumentos sobre a necessidade de um envolvimento maior do setor de Comunicação subordinado à reitoria. Ele se comprometeu a levar não apenas essa questão ao reitor Paulo Burmann, mas também em relação à destinação de um orçamento para o trabalho da comissão daqui por diante, questão que também foi levantada na reunião desta terça.

Em relação ao cronograma de atividades, um primeiro esboço foi levantado a partir da ideia de realização de uma Conferência geral para abordar de forma detalhada o que é a UFSM dos dias atuais, para que a comunidade possa conhecer melhor a instituição. A primeira conferência, que deverá ocorrer no dia 1º de dezembro, será melhor discutida e seu formato finalizado na reunião da próxima terça, 17 de novembro, às 8h30, na Sala dos Conselhos.

Texto e fotos: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias