Sedufsm expõe importância da ação sindical a novos docentes SVG: calendario Publicada em 18/11/15 17h15m
SVG: atualizacao Atualizada em 18/11/15 17h28m
SVG: views 853 Visualizações

Presidente do sindicato falou na manhã desta quarta em evento da Progep

Alt da imagem
Professor Adriano Figueiró falou sobre a importância e vantagens da sindicalização

O presidente da Sedufsm, professor Adriano Figueiró, falou no final da manhã desta quarta 18, na Sala Imembuí, campus de Santa Maria, a dezenas de novos professores da UFSM, sobre a importância da luta sindical. A exposição sobre o trabalho da seção sindical ocorreu durante o Seminário de Recepção e Integração Institucional, organizado pelo Núcleo de Educação e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (NED-Progep).

Em sua explanação, Adriano Figueiró destacou a forma de organização da Sedufsm, que é uma seção de um sindicato nacional – o ANDES-SN- cuja organização se dá através do debate pela base. Enfatizou que o ANDES-SN tem em sua premissa de atuação a não cobrança do imposto sindical, ou seja, a entidade funciona somente com a mensalidade daqueles que decidem se filiar.

Figueiró explicou que a atuação do sindicato não se resume apenas a representar a categoria nos embates estritos com o governo. Outras vantagens também podem ser usufruídas, como por exemplo, o acesso a plano de saúde através da Unimed, uma assessoria jurídica que tem plantão semanal na sede do sindicato, os convênios com profissionais de diversas áreas de saúde, uma produção de materiais informativos de amplo espectro, entre outros benefícios.

Para o dirigente da Sedufsm, é preciso que os professores estejam atentos para o cenário de lutas que se desenvolve. Figueiró lembrou que no ano de 2015, as universidades sofrem uma redução de recursos intensa em função do ajuste fiscal do governo, e que a desestruturação da carreira, implementada pelo governo nos últimos anos, levou dezenas de instituições à greve, mas que nem isso foi suficiente para convencer o governo a negociar.

Adriano Figueiró ressaltou a importância de perceber e se contrapor aos avanços das políticas privatistas no interior das universidades públicas, seja com a implantação goela abaixo da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) como gestora dos Hospitais Universitários, seja através de emendas constitucionais (PEC 395/14) que possibilitam a cobrança de taxas e mensalidades em cursos de pós-graduação. Não ficou fora da explanação a lembrança de que a UFSM está em pleno debate sobre a alteração do Estatuto da instituição, que ainda data da época do regime militar, e que, por isso, todos os segmentos devem se envolver.

DE e adicional noturno

Citando a participação do professor Ricardo Rondinel, que o antecedeu falando sobre o trabalho de apoio da Secretaria Técnica de Pessoal Docente da Progep, Figueiró expôs o entendimento do sindicato sobre a questão da Dedicação Exclusiva (DE).

Para o presidente da Sedufsm, a DE representa uma gratificação que possibilita ao professor se dedicar integralmente ao trabalho, sem precisar ter outras remunerações no âmbito privado. Contudo, o sindicato avalia que isso não elimina o fato de, em algumas situações, haver possibilidade de ser paga hora extra ou mesmo adicional noturno. Mesmo havendo dificuldade de comprovação, já que não há ponto eletrônico para os professores, Figueiró disse que a assessoria jurídica da Sedufsm estuda o encaminhamento de uma ação judicial para docentes que ministram aulas até por volta de 22h40, pois a legislação prevê adicional noturno para quem trabalha após as 22h.

Texto e fotos: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias