Comissão pré-estatuinte prepara atividades de 2016 SVG: calendario Publicada em 15/12/15 16h14m
SVG: atualizacao Atualizada em 15/12/15 16h17m
SVG: views 852 Visualizações

Aulas devem ser retomadas em março com uma conferência geral

Alt da imagem

E o ano de 2016 é fundamental para o prosseguimento da Estatuinte na UFSM. Na última reunião de 2015, na manhã desta terça, os membros da comissão pré-estatuinte apontaram para a necessidade de abrir o próximo semestre letivo com uma conferência que amplie ainda mais os subsídios para o debate do Congresso Estatuinte, previsto para meados de junho. A comissão pré-agendou para o dia 15 de março um debate que terá por objetivo discutir “a universidade que temos”, com a participação de debatedores  representando os três segmentos (um docente, um estudante e um técnico-administrativo). Esse evento será replicado, ainda na mesma semana, para o campus da UFSM em Frederico Westphalen.

Um outro tema para as conferências gerais se refere à “concepção de universidade”. O debate acerca desse assunto deve ocorrer ainda no primeiro semestre, anteriormente ao processo de escolha dos delegados que comporão a Assembleia Estatuinte. Alguns nomes, de abrangência nacional, foram lembrados na reunião desta terça para futuro convite, entre eles: Cristovam Buarque, Roberto Leher, José Artur Gianotti, Marilena Chauí, Mozart Neves Ramos e Álvaro Prata.

Apesar do recesso de aulas na UFSM, ao longo de janeiro e fevereiro, ficou acordado que algumas reuniões ocorrerão para que os encaminhamentos necessários ao processo estatuinte tenha continuidade. Ficaram marcadas duas reuniões para o mês de janeiro (dias 12 e 26), uma para fevereiro (16) e outra para março (dia 1º). Ao longo desses meses, deverá ser aprofundado o debate sobre a comunicação da estatuinte. O coordenador geral da comissão, professor João Batista Paiva, sugeriu também que já se comece a pensar sobre o processo de eleição dos delegados nas unidades de ensino.

Na reunião desta terça, o presidente da Sedufsm, professor Adriano Figueiró, solicitou uma providência da reitoria no que se refere à participação do professor Gianfábio Franco, do campus de Palmeira das Missões. Conforme Figueiró, a presença do professor de Palmeira nas reuniões da comissão pré-estatuinte tem sido problemática em função de entraves com o transporte intercampi. O professor Paiva afirmou que tomará as providências necessárias para solucionar esses entraves.

Texto e fotos: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias