ANDES-SN denuncia intervencionismo de sindicato ligado ao Proifes SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 16/12/15 18h12m
SVG: views 1200 Visualizações

Assembleia docente chamada pela Adufrgs pretende criar sindicato intermunicipal

Alt da imagem

Giovanni Frizzo, 1º vice-presidente da Secretaria Regional RS do ANDES-SN, denunciou no sábado, 12, durante evento realizado na Sedufsm, a tentativa da Associação dos Docentes da UFRGS (Adufrgs) de criar um sindicato intermunicipal, o que lhe permitiria atuar em bases do Sindicato Nacional dos Docentes (ANDES) e também do Sinasefe (Sindicato Nacional dos Servidores da Educação Básica, Profissional e Tecnológica).

A assembleia extraordinária chamada pela Adufrgs, que é um sindicato vinculado ao Proifes Federação, acontece nesta sexta, 18 de dezembro, às 14h, no auditório da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico), e tem por objetivo ampliar a base territorial da entidade para mais 11 municípios. São eles: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Charqueadas, Farroupilha, Feliz, Sapucaia do Sul, Tramandaí, Osório e Viamão.

Na análise de Frizzo, “a clara intenção (da Adufrgs) é de expandir o braço sindical do governo nas instituições federais e garantir que a representação sindical se dê através da verticalização da política do governo para dentro da categoria docente.” Para o dirigente da Regional RS do ANDES-SN, “o maior prejuízo para os docentes é que, através desta prática de anexionismo, possivelmente lograda através de enquetes eletrônicas e votos por procurações, a categoria terá uma falsa representação de uma entidade que serve para impor a política do governo dentro da categoria docente”.

No boletim eletrônico divulgado aos seus filiados, a diretoria da seção sindical do ANDES-SN na UFRGS criticou duramente a iniciativa da Associação de Docentes (Adufrgs). A publicação faz uma reconstituição histórica do Proifes, que surge a partir do momento em que o movimento sindical docente se opõe à reforma da previdência do governo Lula (2003) e que depois se desfilia da CUT, em 2005.

Para a seção sindical do ANDES-SN, “a finalidade para a qual o Fórum (agora Federação) Proifes foi criado: colaborar com o governo, secundá-lo, pintar as propostas do governo com mil atrativos e apresentar a desestruturação da Carreira como se reestruturação fosse”. E complementa: “é o sindicalismo governista em ação”.

Texto e foto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias