Dívida pública concentra 216 bilhões em 2011 SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 1325 Visualizações

Efeito disso é o corte de investimentos sociais

Alt da imagem

Os índices demonstram que o governo federal tem como uma de suas prioridades o pagamento da dívida pública. Os valores destinados a isso chegaram a R$ 216 bilhões somente de janeiro a outubro de 2011, segundo dados do Banco Central. A quantia equivale a 5,9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e é o nível mais alto registrado em três anos.

Trazendo um pouco de reflexão acerca desses números, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) lança, anualmente, um documento intitulado ‘Jurômetro’. A finalidade é, além de expor quanto de dinheiro foi destinado ao pagamento da dívida, revelar quantos benefícios esse dinheiro poderia gerar, se investido em outras esferas sociais, como habitação, renda, transportes e educação.

Para dar uma dimensão desses valores, vejamos o exemplo da educação: se a mesma quantia de R$ 216 bilhões fosse revertida para essa área, teríamos mais 104 milhões de crianças estudando, equipararíamos 527 mil escolas e construiríamos outras 234 mil. Outro exemplo saliente compete à habitação: se os bilhões fossem investidos para tal finalidade, seria possível construir cerca de 3 milhões de casas populares, 100 milhões de novas ligações de água e 64 milhões de ligações de esgoto.

Os resultados da análise proveniente do Jurômetro, que também denunciam dados relativos a transporte, renda e outros investimentos sociais, devem ser colocados na frente das sedes do Banco Central, em São Paulo e Brasília. Cabe ressaltar que a média de juros aplicada no Brasil, próxima de 6%, não se equivale à média mundial, que é de 0,04%.

Fonte: Terra
Ilustração: Rafael Balbueno
Edição: Bruna Homrich e Fritz Nunes (SEDUFSM)

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias