UFSM: Comissão da Verdade solicitará documentos do extinto SNI SVG: calendario Publicada em 23/12/15 15h45m
SVG: atualizacao Atualizada em 23/12/15 16h33m
SVG: views 1760 Visualizações

Membros da Comissão esperam ter primeiros depoimentos a partir de janeiro

Alt da imagem
Diorge Konrad: comissão não vai trabalhar com especulações

Apesar da discrição, a Comissão da Verdade na UFSM, nomeada por portaria do reitor Paulo Burmann em 15 de junho deste ano, tem dado passos para cumprir o objetivo para o qual foi nomeada, que é de investigar as possíveis violações de direitos humanos na instituição, no período que vai de 1961 a 1988. E para mergulhar de forma mais profunda nessa investigação, a comissão trabalha com duas iniciativas que estão previstas: colher os primeiros depoimentos a partir de janeiro de 2016; fazer solicitação, após análise jurídica, à Agência Brasileira de Inteligência (Abin), de documentos relacionados à UFSM, enviados para a sede do extinto Serviço Nacional de Informações (SNI). A Abin substituiu o outrora SNI, que guardava o material produzido na UFSM pela já extinta Assessoria Especial de Segurança e Informação (Aesi).

Conforme o professor Diorge Konrad, do departamento de História, e que responde no momento pela coordenação da Comissão, o período escolhido para as investigações é explicado pelo fato de que se quer saber qual a participação da UFSM no processo que culminou no golpe de 1964, sobre os fatos que ocorreram na instituição ao longo dos 20 anos do regime autoritário, e ainda dos ocorridos nos primeiros anos após a democratização.

As reuniões da comissão, que possui seus componentes oriundos das três entidades representativas (Sedufsm, Assufsm, DCE), mais da Ordem dos Advogados (OAB Santa Maria) e indicados dos cursos de Direito, História e Arquivologia, vêm ocorrendo em dois dias da semana (quintas e sextas) no turno da manhã, em um local recentemente cedido pela Administração da universidade, que é uma sala no 2º andar do prédio da reitoria. Konrad explica que o primeiro passo foi a elaboração de um regimento interno para que o grupo começasse os trabalhos de forma organizada.

Depoimentos


 

No mês de dezembro, as reuniões não ocorreram em função do acúmulo de tarefas didáticas do final de semestre para a maioria dos componentes do grupo. Todavia, há uma previsão de que em janeiro o trabalho da Comissão da Verdade seja retomado com os primeiros depoimentos. Segundo o professor Dioge Konrad, uma das primeiras pessoas a depor será Lys Lauda, filha do professor do curso de Medicina da UFSM à época do golpe militar, Paulo Devanier Lauda. Ele foi cassado em maio de 1964, pelo Ato Institucional nº 01, em função da sua militância no PTB, partido pelo qual havia sido eleito à prefeitura de Santa Maria um ano antes.

O segundo depoimento deverá ser do professor aposentado do curso de Medicina da UFSM, Eduardo Martins de Oliveira Rolim. Ele foi afastado dos quadros da universidade em 1964 e, dois anos depois, teve seus direitos políticos suspensos, o que o impediu de continuar atuando como vereador em Santa Maria. Através do mandato exercido pelo PTB, ele fazia duras críticas ao regime militar autoritário. Rolim só foi reintegrado aos quadros da UFSM mais de 20 anos depois, em 1987, já durante o período da Assembleia Nacional Constituinte.

Ao longo desse trabalho inicial da Comissão, algumas pessoas entraram em contato para colocar-se à disposição no sentido de fornecer informações ou mesmo documentos relativos ao período. Um desses casos é o de Cristina Mirapalheta. Ela é filha de Arthur Luiz Mirapalheta, estudante da UFSM na época da ditadura militar e, que, em função da sua militância, sofreu perseguição política.

Documentação

Um dos grandes desafios da Comissão da Verdade na UFSM é o acesso aos documentos relativos ao período. Tudo que era investigado, no caso específico, espionado, gerava um relatório pela Assessoria Especial do Serviço de Informação (Aesi), depois remetido a Brasília. Segundo informações repassadas pelo Departamento de Arquivo Geral (DAG) da universidade, não há registros documentais da extinta Assessoria. Fala-se até que, antes de ser extinta a Aesi, parte dos documentos teria sido queimada. Em função dessa ausência de informações claras sobre os documentos, estuda-se um meio jurídico de requisitar os documentos relativos à UFSM junto ao extinto SNI, em Brasília, esclarece o professor Diorge Konrad.

O coordenador da comissão ressalta que não se tem informação concreta sobre o paradeiro da documentação, pois circulam boatos de que alguns desses documentos teriam sido apropriados de forma privada por ex-funcionários ligados ao regime. Em relação a esse fato, no dia 28 de agosto de 2014, o Comitê Santa-mariense pelo direito à memória e à verdade, do qual a Sedufsm faz parte, solicitou ao reitor Paulo Burmann a abertura de uma sindicância para apurar o sumiço dessa documentação. Neste mesmo dia, o Comitê encaminhou solicitação ao Ministério Público Federal para que seja investigado o desaparecimento dos documentos da Aesi. Leia mais aqui sobre as solicitações e os documentos encaminhados.

O trabalho

Diorge Konrad explica que o trabalho da Comissão vai seguir um ritmo que se baseia em ações de outras comissões universitárias. “Não vamos trabalhar com especulações e sim com indícios concretos”, enfatiza o professor. Ele destaca também que serão investigadas todas as violações de direitos humanos, independente de posturas ideológicas.

O coordenador da comissão já comenta, de antemão, que o prazo previsto pela Administração da UFSM para a realização do trabalho, que é de 12 meses, terá que ser prorrogado. Konrad disse que já foi solicitado à reitoria a aquisição de alguns materiais imprescindíveis à atuação da comissão. Dentre as solicitações, um cofre para a guarda dos documentos ou armário de absoluta segurança, e equipamento para gravação dos depoimentos.

A assessoria de imprensa da Sedufsm contatou com o gabinete do reitor para saber sobre o que foi demandado pela Comissão da Verdade. Conforme Marionaldo Ferreira, assessor junto ao gabinete, a gestão providenciou um gravador que já foi encaminhado para a comissão. Ainda segundo Ferreira, não há recurso imediato para a compra de uma filmadora e, por isso, a equipe da Multiweb auxiliará nas filmagens dos depoimentos. Quanto ao cofre solicitado, a informação é de que está havendo em dificuldade em encontrar do tamanho que foi requerido, mas que a busca continua.

Confira abaixo, o vídeo com o depoimento do professor Diorge Konrad, que acrescentam informações à reportagem publicada.


Texto: Fritz R. Nunes

Fotos e vídeo: Rafael Balbueno

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias