II ENE volta à pauta na próxima segunda, na Sedufsm SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 07/01/16 16h12m
SVG: views 1149 Visualizações

Entidades e movimentos debatem construção da etapa municipal

Alt da imagem

O II ENE (Encontro Nacional de Educação) previsto para ocorrer no mês de junho, em Brasília, volta a ser pauta em reunião preparatória à etapa municipal, na próxima segunda, dia 11, às 17h30, no Auditório Suze Scalcon, da Sedufsm. Uma das organizadoras da reunião, a professora da UFSM e conselheira da Sedufsm, Maristela Souza, ressalta que a atividade é aberta a todos os interessados e enfatiza a importância da participação para que os encaminhamentos sejam amplamente representativos.

O tema do Encontro Nacional de Educação é “Por um projeto classista e democrático de educação”, que se vincula a alguns eixos temáticos de educação, que surgiram nos debates do I ENE, no ano de 2013, e tem por objetivo contrapor-se ao projeto privatista de educação em execução no país. A etapa estadual do Rio Grande do Sul tem data prevista para os dias 21 a 24 de abril, em Porto Alegre. Em relação à etapa municipal, não há uma data definida, o que deve ocorrer nas próximas reuniões. Entretanto, é provável que em Santa Maria isso ocorra até o final de março.

Na reunião que ocorreu na Sedufsm, no dia 15 de dezembro, os participantes levantaram alguns outros eixos temáticos para serem agregados aos já existentes. Os eixos para debate já apontados: gestão; financiamento; formação e trabalho docente; avaliação; acesso e permanência; gênero, sexualidade, questões étnico-raciais. A esses temas foram acrescidos na última reunião outros pontos como política de inclusão, sustentabilidade e educação do campo e indígena.

Dentre as entidades ou movimentos que já estão participando das reuniões para a etapa municipal do II ENE, estão: Sedufsm, Assufsm, Sinprosm, Mobrec, CSP-Conlutas, Anel, coletivos independentes ligados ao magistério estadual, além de movimentos sociais diversos.

Texto: Fritz R. Nunes

Imagem: ANDES-SN

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias