Kiss, três anos depois: sensação de “abandono” e “impotência” SVG: calendario Publicada em 22/01/16 17h46m
SVG: atualizacao Atualizada em 22/01/16 18h11m
SVG: views 2706 Visualizações

Dirigentes da AVTSM falam sobre tragédia ocorrida em 27 de janeiro de 2013

Alt da imagem

A maior tragédia da história do RS, o incêndio na Boate Kiss, que ceifou a vida de 242 pessoas em Santa Maria, completa três anos na madrugada da próxima quarta, 27 de janeiro. Para o presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia (AVTSM), Sérgio da Silva, o sentimento é de “abandono”. Já Flávio da Silva, vice-presidente da AVTSM e integrante do Movimento Santa Maria do Luto à Luta, se sente tomado de “frustração” e “impotência”, diante da ausência até o momento de punição aos causadores diretos, e também pela falta de responsabilização de outros setores, que não apenas os donos da casa noturna e os músicos da banda que tocavam na boate no dia do incêndio.

Tanto Sérgio como Flávio perderam filhos na tragédia de 27 de janeiro de 2013. Sérgio, hoje com 52 anos, perdeu o filho Augusto Sérgio Krauspenhar da Silva, que este ano estaria fazendo 23 anos. Enquanto Flávio, atualmente com 55 anos, perdeu a filha Andrielle Righi da Silva, que em 2016 faria 25 anos. Em comum entre os dois pais, a luta cotidiana em busca de justiça, não somente pela punição dos responsáveis pela tragédia, mas também para evitar que fatos semelhantes se repitam.

Ao longo de três anos, Sérgio e Flávio aprenderam na marra que a busca por justiça esbarra, muitas vezes, nos interesses políticos e econômicos. Eles lembram que a Lei Kiss, elaborada com o intuito de minimizar que tragédia similar volte a ocorrer, acabou flexibilizada para atender a diversos interesses. Os políticos, pressionados por setores da sociedade que pensam mais no impacto financeiro e custos a partir da nova lei, acabaram por enfraquecer uma proposta mais avançada, destacam os pais.

Flávio Silva ressalta que não tem nada contra os Centros de Tradição Gaúcha (CTGs) ou contra os templos religiosos. No entanto, a pressão dos que representam esses segmentos, analisa ele, foi a responsável para que, por exemplo, a legislação que iria prever que locais de eventos públicos a partir de 750 metros quadrados tivessem um plano de prevenção contra incêndios completo (PPCI), fosse modificada e essa exigência deverá valer somente para os locais com área acima de 1.500 metros quadrados. Para Sérgio da Silva, é decepcionante perceber que a política é feita, não visando ao bem-estar do cidadão, mas em cima de interesses pessoais.

MP deveria ter “cortado na carne”

Para os dois pais, o Ministério Público em Santa Maria, através da atuação dos promotores do caso Kiss, tem sido uma grande decepção. Na avaliação de Sérgio e de Flávio, os promotores se equivocaram ao não aceitar o indiciamento da Polícia em relação aos agentes públicos, incluindo secretários de município e o próprio prefeito Cezar Schirmer. Flávio Silva vai além e argumenta que o MP deveria ter “cortado na própria carne”, responsabilizando o promotor Ricardo Lozza, que era quem levava à frente um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com os donos da Boate Kiss, em função da reclamação sobre os ruídos ocasionados pela casa noturna.

Foi no desenrolar do TAC que os proprietários do empreendimento colocaram uma espuma imprópria no local, e que, durante o incêndio, liberou a fumaça tóxica responsável pela maioria das mortes. Na análise dos dois pais, tanto o MP, como a prefeitura e o Corpo de Bombeiros, foram negligentes na fiscalização da boate.

Na avaliação de Sérgio da Silva, é triste constatar que um órgão que deveria primar pela defesa da sociedade, acabou se distanciando disso e por não aceitar críticas, hoje está processando alguns pais (entre eles, Sérgio e Flávio). Para Sérgio, ao processar os pais sob a alegação de que foi a ofendida a honra do promotor Ricardo Lozza a partir dos cartazes críticos com a foto dele (Lozza), o MP cometeu um “abuso de autoridade”.

Proposta inaceitável

No entendimento de Flávio Silva, a proposta de extinção do processo contra eles por parte do MP tinha um conteúdo inaceitável. Segundo o vice-presidente da AVTSM, para que o processo fosse extinto, a proposição é de que teriam que pagar uma multa de 800 reais. Mas não apenas isso. Os pais processados teriam que pedir desculpas públicas, assinando um termo elaborado pelo Ministério Público. E mais: de três em três meses, os pais que haviam sido processados teriam que se apresentar ao juiz, explicando o que estavam fazendo de suas vidas, uma espécie de monitoramento constante a ser realizado pelo Ministério Público.

Para Sérgio da Silva, é doloroso o fato de, mesmo tendo um passado correto, sofrer o processo de um órgão que deveria prezar pelo respeito aos pais. “Dói saber que o promotor tentou encontrar até possíveis antecedentes criminais meus”, lamenta o presidente da AVTSM. Ele lembra ainda de um outro episódio que lhe causou bastante tristeza, quando um promotor, questionado por uma mãe sobre relações pessoais com o prefeito Cezar Schirmer, pôs o dedo em riste e a teria chamado de mentirosa. O desentendimento chegou a gerar um Boletim de Ocorrência contra o promotor, que só foi aceito na delegacia após a intervenção do então delegado regional, Marcelo Arigony.

Construindo uma grande família

Perguntados se, em meio a tanta dor, a tantas lutas e muitas decepções nesses três anos, conseguiam perceber algo de positivo, Flávio da Silva destacou que, diante de uma dor lancinante que parece nunca ter cura, foi importante a construção de uma grande família, unida pela dor, mas disposta a lutar por mudança.

Tanto Flávio como Sérgio da Silva ressaltam que foi nessa incansável busca por justiça que descobriram um pouco de intolerância, mas também a solidariedade de muitas pessoas e de entidades. “A grande maioria é solidária, mas também tem aqueles que reclamam que não aguentam mais ouvir falar em tragédia. Mas não adianta, continuaremos lutando. Em memória dos nossos filhos e também para evitar que o fato se repita”, frisa Sérgio da Silva.

Texto: Fritz R. Nunes

Fotos: Ivan Lautert

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias