Estatuinte da UFSM volta ao debate nos dias 15 e 16 de março SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 22/02/16 16h54m
SVG: views 1107 Visualizações

Comissão Pré-Estatuinte também projetou próximas atividades

Alt da imagem
Reunião indicou nova atividade para 14 de abril

Reunida na manhã dessa terça, 16, na sala dos conselhos (9º andar da reitoria), a Comissão Pré-Estatuinte da UFSM acertou os últimos detalhes para as próximas conferências que discutirão o tema na universidade. A primeira delas ocorre no dia 15 de março, às 14h, no auditório do Centro de Ciências Rurais (CCR), no campus sede em Santa Maria. Já no dia 16 de março, a conferência será realizada no Cesnors, nos campus de Frederico Westphalen (pela parte da manhã) e Palmeira das Missões (no turno da tarde). Além disso, atendendo à política da Comissão Pré-Estatuinte de que toda a universidade possa acompanhar esses espaços de debate, será oferecido transporte para que os campus de Silveira Martins e Cachoeira do Sul possam participar da conferência no dia 15, na sede, em Santa Maria.

Em ambas as datas a conferência terá como mote a discussão sobre diferentes concepções de universidade, e contará com a presença do técnico-administrativo em educação e conselheiro da UFSM, Alcir Martins, da diretora da União Nacional dos Estudantes (UNE), Pâmela Kenne, e de Elvandir José da Costa, professor aposentado do curso de Direito e ex-assessor direto do fundador da UFSM, José Mariano da Rocha Filho.

Ainda na reunião dessa terça, a Comissão também definiu um indicativo de data para uma próxima conferência, a ser realizada no dia 14 de abril. Os nomes que participarão da atividade ainda serão definidos em reunião, a partir de uma série de indicações já listadas. Horário e local também serão confirmados nos próximos encontros da Comissão.

Debates nos Centros e comunicação

Para além das grandes conferências gerais, principais atividades organizadas pela Comissão até então e abertas a todo o público, a Estatuinte também estará em pauta através de mini-conferências que serão realizadas em cada Centro da UFSM. Nessas atividades, com o contato mais próximo, a Comissão pretende aumentar o envolvimento dos três segmentos da universidade com a pauta, além de tirar as dúvidas da comunidade acadêmica a respeito do processo. Há, também, o planejamento de realizar atividades sobre a Estatuinte em locais públicos externos à UFSM, e assim levar o tema até a comunidade de Santa Maria, e a inserção do debate em uma edição do Viva o Campus, evento organizado pela Pró-Reitoria de Extensão durante os finais de semana no Campus da UFSM.

Outra questão bastante discutida pela Comissão nessa terça, tratou sobre a necessidade de se articular um bom processo de comunicação a respeito da Estatuinte, por exemplo, com a distribuição de materiais que apresentem e discutam o tema, especialmente considerando o início do ano letivo, que ocorre dia 7 de março, e o fluxo de novas pessoas pela universidade. Para isso, um grupo que discute especificamente a questão da comunicação, dentro da Comissão Pré-Estatuinte, deve se reunir nos próximos dias.

Inclusive sobre o início do ano letivo de 2016, a bancada estudantil informou na reunião dessa terça que, entre as mesas de discussão organizadas na Semana da Calourada, uma delas terá como tema justamente a Estatuinte. Além do informe, a bancada estudantil também convidou a Comissão Pré-Estatuinte a apresentar um nome que possa representá-la na discussão. A Semana da Calourada ocorre entre os dias 7 e 13 de março.

Por fim a reunião dessa terça definiu que o coordenador da Comissão, o professor João Batista Dias de Paiva, apresentará um primeiro esboço de minuta eleitoral que deverá reger o processo de escolha de delegadas e delegados. A próxima reunião da Comissão será no dia 1º de março, às 8h30min, na sala dos conselhos.

Texto e fotos: Rafael Balbueno
Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Veja todas as notícias