Pré-estatuinte define data para eleição de delegados em unidades SVG: calendario Publicada em 06/04/16 16h34m
SVG: atualizacao Atualizada em 06/04/16 16h45m
SVG: views 839 Visualizações

Integrantes da comissão deliberam que eleição ocorrerá no dia 22 de junho

Alt da imagem
Reunião nesta terça definiu calendário eleitoral nas unidades

A comissão pré-estatuinte da UFSM, composta por representação paritária dos três segmentos da instituição, está na fase de conclusão do regimento para a eleição de delegados e delegadas ao Congresso Estatuinte. Na última terça, 5, ficou definida a data para as eleições nas unidades da UFSM. O pleito, que se destinará à escolha de 45% dos delegados e delegadas (135), ficou marcado para o dia 22 de junho, tanto em Santa Maria como nas demais extensões da universidade.

Na reunião de terça-feira foi aprovado ainda o calendário que envolve o processo eleitoral. O prazo para a inscrição das chapas que concorrerão ao Congresso Estatuinte ficou demarcado para o período de 23 a 25 de maio, no horário das 8h às 17h. A homologação das chapas ocorrerá no dia 30 de maio. Em cada unidade haverá uma comissão eleitoral setorial, responsável por coordenar o processo. Essa comissão será nomeada a partir da direção da unidade em que ocorrerá o pleito. Já a comissão eleitoral central será definida pela comissão pré-estatuinte.

Conforme o calendário estabelecido na terça-feira, o dia 1º de junho será a data limite para a impugnação de qualquer chapa que concorre ao Congresso Estatuinte. Encerrado esse último prazo, a campanha eleitoral propriamente dita inicia já no dia 2 de junho. Lembrando que as chapas devem ser paritárias, ou seja, com representantes dos três segmentos. Ainda segundo o regimento eleitoral, as chapas devem ter o número mínimo de candidatos previstos para cada unidade e, ainda, precisam seguir a orientação de que 30% do total de candidatos devem ser compostos por mulheres.

A metodologia aprovada pelo Conselho Universitário da UFSM, ainda em 2015, prevê a eleição de um total de 300 delegados. Além dos 135 (45% do total) que serão escolhidos através de chapas nas unidades da UFSM, posteriormente deverá ocorrer a escolha de outros 135 delegados (45%) em pleito a ser organizado pelas entidades representativas dos segmentos. Os 10% restantes dos delegados (30) deverão ser escolhidos em eleição junto à comunidade externa.

Texto e foto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias