Jornal da Sedufsm aborda luta por moradia estudantil na UFSM SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 26/04/16 15h18m
SVG: views 1833 Visualizações

Edição de abril pode ser lida na íntegra em nosso site

Alt da imagem

No início deste ano letivo, mais de 300 estudantes chegaram à UFSM apresentando necessidade de moradia estudantil. Até agora, contudo, eles estão alojados em espaços provisórios e não devem vislumbrar, num período tão curto de tempo, serem acomodados definitivamente, já que a demanda por assistência foi bastante superior às vagas ofertadas nas Casas do Estudante. O jornal da Sedufsm de abril explica um pouco melhor essa situação, que vem mobilizando o movimento estudantil em Santa Maria. Para ler nosso jornal online, clique aqui.

Já na reportagem especial, focalizamos a universidade e os serviços públicos em meio à crise do país. Hoje, os olhos da opinião pública estão voltados para os embates na política institucional. Não é para menos, já que situação e oposição protagonizam um cenário onde manobras, artimanhas e cenas tragicômicas compõem o pano de fundo de uma briga de gigantes. Contudo, enquanto ‘eles se batem’, os trabalhadores, aqui embaixo, deparam-se, cada vez mais cotidianamente, com o retrocesso nos direitos e o ataque aos serviços públicos.

Embora o prosseguimento do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff tenha sido aprovado recentemente na Câmara dos Deputados, e exista um setor extremamente confiante na troca da sigla que governará o país, o jornal da Sedufsm do mês de abril destaca que já há, em curso, projetos de precarização da vida dos trabalhadores, verdadeiros ‘pacotes de maldades’ lançados pelo governo federal e abraçados entusiasticamente por aqueles que defendem uma ‘Ponte para o Futuro’. E é a conta, enviada cinicamente para os trabalhadores, de uma dívida que esses não contraíram, o tema da reportagem especial de nosso jornal deste mês.

Ainda nesta edição, o(a) leitor (a) encontrará, na editoria ‘Panorama’, algumas reflexões sobre a intencionalidade que acompanha a elaboração de uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Já na entrevista deste mês, quem conversou conosco foi a professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), Ângela Siqueira, que comentou sobre os critérios de avaliação da Capes, o adoecimento docente e a lógica privada cada vez mais presente no ensino superior brasileiro.

Cultura e memória também encontram espaço garantido em nosso jornal, que conta um pouco da história do Espaço Cultural Victorio Faccin e relembra a ‘Marcha do Agradecimento’, ocorrida em 17 de abril de 1964 nas ruas de Santa Maria, objetivando agradecer às Forças Armadas ‘pela corajosa decisão de destruir o comunismo em nossa cara Pátria’. Um triste episódio de reverência a um regime que matou e torturou trabalhadores e que, em 31 de março deste ano, completou 52 anos.

 

Texto: Bruna Homrich

Imagem: J. Adams

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: arquivo-download Documentos

- Capa do jornal de abril da Sedufsm

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Sindicato promove seminário “Universidade que queremos” na quinta, 25 de abril, às 19h

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento acontece no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Sedufsm detalha estado de greve à Reitoria

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Audiência com reitor Luciano Schuch e com a vice, Martha Adaime, ocorreu na manhã desta terça, 16 de abril

Assembleia geral decide por uma nova plenária para debater sobre a greve nacional

SVG: calendario 17/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro aconteceu nos quatro campi da instituição, e fez um balanço da greve nacional e dos rumos do movimento na UFSM

Veja todas as notícias