Estudantes da UFSM protestam contra cortes e sucateamento SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 05/05/16 09h46m
SVG: views 2679 Visualizações

Mobilização em Santa Maria teve distribuição de panfletos pela manhã

Alt da imagem
Faixa estendida no arco de entrada do campus enfatizava a educação como prioridade

Mesmo com o frio e a neblina, os estudantes da UFSM do campus de Santa Maria realizaram um protesto no início desta manhã, junto ao arco de entrada. A manifestação foi chamada de “Dia de paralisação multicampi contra os cortes” e pretende atingir as unidades de Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Cachoeira do Sul e Silveira Martins. Por volta das 12h, em Santa Maria, os alunos prometem uma aula pública em frente ao Restaurante Universitário (RU) central.

Desde as 7h30, no campus de Santa Maria, um grupo de alunos estendeu uma faixa no arco de entrada e também distribuiu panfletos aos que chegavam para as aulas.
Conforme o material impresso distribuído e assinado pelo DCE, "os estudantes dizem não a 60% a menos de dinheiro para obras e 20% a menos para despesas com custeio". Ainda segundo o panfleto, a restrição de gastos proposta pelo ajuste fiscal do governo Dilma terá como efeitos a paralisia de obras como a do Restaurante Universitário, Casas de Estudante, Bibliotecas, novas salas de aula e laboratórios. Além disso, argumenta a nota do DCE, a partir de outubro há o risco de a UFSM não poder pagar mais os funcionários terceirizados.

O panfleto dos estudantes vai além e destaca que “caóticos também estão os grupos de pesquisa e extensão, bem como os grupos PET e Pibid, que sofrem um grande sucateamento”. Segue o impresso no qual se afirma que “o prédio de apoio no centro está caindo aos pedaços, com o elevador quebrado- sem acessibilidade alguma”. Diz também que “no Husm, gerido agora pela Ebserh, um estudante faleceu com sintomas de H1N1, vítima da negligência no atendimento do nosso hospital público universitário”. Na palavra de ordem em destaque do panfleto: “Defender a democracia é lutar por verbas para a educação pública! Queremos os 10% do PIB e os royalties do petróleo para a educação pública”.

Texto e fotos: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias