Marcha na Esplanada marca abertura do II ENE nesta quinta SVG: calendario Publicada em 15/06/16 16h28m
SVG: atualizacao Atualizada em 15/06/16 17h54m
SVG: views 1073 Visualizações

Encontro em Brasília debate propostas em defesa da educação pública

Alt da imagem

Mais de 2,5 mil pessoas de todos os estados brasileiros se reunirão a partir desta quinta, 16, até sábado, 18, em Brasília (DF), para o II Encontro Nacional de Educação (ENE). Uma grande marcha “Em defesa da Educação” marcará a abertura do encontro nesta quinta (16). Docentes, técnicos, estudantes, e representantes de diversos movimentos sociais, populares e sindicais de todo o país se concentrarão em frente ao Museu da República, a partir das 13h.

A marcha contará também com a participação da CSP-Conlutas e do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). Representantes de diversas categorias dos servidores públicos federais, que estão em luta contra o Projeto de Lei Complementar (PLP) 257/2016 e demais ataques aos serviços públicos e servidores, participarão da atividade com pautas específicas.

II ENE

As plenárias e debates do II ENE acontecerão nos dias 17 e 18, no campus Darcy Ribeiro, da UnB. Organizado pelo “Comitê Nacional da Campanha pelos 10% do PIB para Educação Pública, Já” - do qual fazem parte sindicatos, movimentos sociais, populares e estudantis - o II ENE irá debater e sistematizar um conjunto de propostas que defendam a educação pública, gratuita, de qualidade, laica e referenciada nos trabalhadores.

O encontro nacional foi precedido de uma série de etapas municipais, regionais e estaduais que reuniram, de norte a sul do país, milhares de pessoas que defendem a educação pública. A primeira edição do ENE aconteceu no Rio de Janeiro (RJ), em agosto de 2014, e reuniu cerca de 2 mil pessoas em três dias de discussão. Uma caravana do RS participa do II ENE, tendo diversas pessoas de Santa Maria.

Temas de debate

A organização do II ENE determinou seis eixos de debate para o encontro: gestão; financiamento; avaliação; trabalho e formação dos trabalhadores e trabalhadoras da educação; acesso e permanência; gênero, sexualidade, orientação sexual e questões étnico-raciais.

Na manhã de sexta (17) acontecerá a mesa de abertura “Por um projeto classista e democrático de educação, contra o Ajuste Fiscal e a Dívida Pública”, no Centro Comunitário da UnB. À tarde e a noite, os participantes se dividirão em grupos de trabalho sobre os seis eixos de debate. Já no sábado (18), pela manhã, acontecerão os painéis temáticos e a tarde a plenária final.

Confira mais informações sobre o II ENE no blog: ene2016.org

Serviço:

Marcha Em defesa da Educação Pública

Data: 16 de Junho
Local: Concentração em frente ao Museu da República
Horário: A partir das 13h

II Encontro Nacional de Educação (ene2016.org)

Data: 16 a 18 de junho
Local: Centro Comunitário da UnB – campus Darcy Ribeiro – Brasília (DF)

Fonte e imagem: ANDES-SN

Edição: Fritz R. Nunes (Sedufsm)

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias