Trabalhadores italianos em greve segunda-feira SVG: calendario Publicada em 09/12/11 17h29m
SVG: atualizacao Atualizada em
SVG: views 1260 Visualizações

Crise também levou à greve geral dia 24, em Portugal

Alt da imagem

A insatisfação com o orçamento apresentado pelo governo do primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, levou à formação de uma unidade entre as três principais centrais sindicais do país (CGIL, UIL e CISL). Fato raro, mas que evidencia a oposição comum da classe trabalhadora à proposta que lhe foi dirigida.

A estratégia delineada foi a de uma greve conjunta de três horas na próxima segunda-feira, dia 12. Não surtindo efeito, os sindicatos planejam, também, greve com duração de um dia.

Decreto suprime direitos sociais

Os principais motivos de reivindicação acerca do documento são a introdução de taxas de propriedade sobre residências para aqueles que possuem apenas uma propriedade, os cortes nas pensões e o aumento de idade para aposentaria, referente a todos que ganham mais de um salário mínimo.

O governo italiano objetiva cortar 20 bilhões de euros do déficit orçamentário, no entanto, o decreto deve cortar em meio ponto porcentual o crescimento econômico do país para 2012 e 2013.

O primeiro-ministro afirmou à imprensa que manifestações de oposição eram esperadas, porém o rigor no controle dos gastos fazia-se necessário.

Efeitos similares da crise

A crise financeira vem contaminando diversos países e as tentativas de contorná-la vêm sempre no sentido de subtrair direitos dos trabalhadores. Seus efeitos disseminam-se, em especial, pela Europa, que vive um período caracterizado por mobilizações e greves de caráter geral e unitário.

Exemplo disso foi o último dia 24, escolhido para a realização da greve geral em Portugal. O que estimulou o movimento foi, principalmente, a contrariedade ao Memorando da Troika, receituário neoliberal da troika (Banco Central Europeu, Fundo Monetário Internacional e União Européia). Esse programa exige cortes nas Forças Armadas, na Saúde e na Justiça.

O secretário-geral da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN), Manuel Carvalho da Silva, declara que as demissões, a supressão de direitos e o arrocho de salários são os principais motivos para o crescimento das ações das empresas nas bolsas. “Isso é uma completa subversão da lógica, da perspectiva de valorização e responsabilização, que é um dos aspectos mais sólidos do respeito ao trabalho. E para quê? Para atender a especulação (...)”, afirma o dirigente da CGTP.

Fonte: Portal Vermelho
Foto: noticias.uol.com.br
Edição: Bruna Homrich (estagiária) e Fritz Nunes

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias