Assembleia aprova eleição de delegado estatuinte por chapa SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 08/07/16 17h27m
SVG: views 1549 Visualizações

Plenária desta sexta também referendou nomes de dois docentes à comissão eleitoral

Alt da imagem
Mesa da assembleia foi composta pelos professores Julio Quevedo (microfone), Carlos Pires e Fabiane Costas

A assembleia dos professores chamada pela Sedufsm, nesta sexta pela manhã, aprovou com modificações o regimento para a eleição de delegados ao Congresso Estatuinte da UFSM, no processo organizado pelas entidades representativas. Conforme a deliberação, a inscrição para concorrer a delegado (e delegada) terá que ser por chapa composta de cinco membros, havendo obrigatoriamente uma cota de gênero. O prazo para inscrição das chapas ainda será definido, mas a data da eleição, que será no mesmo dia para todos os segmentos da instituição, está confirmada pela comissão Pré-Estatuinte para o dia 6 de setembro. Foram referendados também os nomes dos dois professores que comporão a comissão eleitoral: Getulio Lemos e Wilton Trapp.

A diretoria da Sedufsm trouxe como proposta no regimento eleitoral que as inscrições a delegados e delegadas seriam na forma de candidaturas individuais, especialmente pela dificuldade na montagem de chapas com 45 nomes. No entanto, ao longo do debate, vários professores argumentaram que candidaturas individuais não favorecem a discussão de propostas (de projetos), e poderiam valorizar de forma excessiva o personalismo. Essa tese acabou prevalecendo, porém, buscou-se um meio termo em relação ao número de componentes para a chapa se inscrever. Ao invés de uma chapa com 45, decidiu-se por chapas de 5 componentes.

Conforme o regimento eleitoral aprovado na assembleia da Sedufsm, que será publicizado integralmente nos próximos dias, após ser conferido pela comissão Pré-Estatuinte da UFSM, votará no pleito do dia 6 de setembro qualquer docente, filiado ou não à seção sindical, na ativa ou aposentado. Para o caso do professor em atividade, ele precisa comprovar ter vínculo com a instituição pelo menos até 30 dias antes da publicação do edital convocando o pleito. O professor substituto também tem direito a votar.

Em relação às mesas eleitorais, elas serão disponibilizadas em quase todas as unidades do campus de Santa Maria, e também naquelas localizadas em outros municípios, como são os casos de Silveira Martins, Cachoeira do Sul, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen. O horário de votação, no dia 6 de setembro, será das 9h às 21h em Santa Maria; das 9h às 12h em Silveira Martins; das 14h às 17h em Cachoeira do Sul; das 9h às 17h em Frederico Westphalen e das 9h às 17h em Palmeira das Missões.

61º Conad


 

Na plenária desta sexta também foram apresentados relatos sobre o 61º Conad, que aconteceu de 30 de junho a 3 de julho, em Boa Vista (RR), e do qual participaram os professores Julio Quevedo, Luciano Miranda e José Luiz de Moura Filho, respectivamente delegado e observadores. Falaram Moura Filho, Julio Quevedo e Getulio Lemos, que também esteve no Conad, mas na condição de membro da Secretaria Regional RS do ANDES-SN.

Julio Quevedo, presidente da Sedufsm, destacou como essencial das deliberações do 61º Conad, a luta contra a PEC 241/16, encaminhada ainda pelo governo Dilma, e que afeta drasticamente o serviço público nas três esferas. Além disso, o marco legal de ciência e tecnologia também é outra preocupação em função do impacto privatizante para a universidade.

José Luiz de Moura Filho ressaltou que existem vários temas candentes em debate, e que tiveram repercussão durante o Conad. Contudo, ele avalia que é preciso trazer esses temas, muitos deles retratando a gravidade da conjuntura, para discussão entre os professores da base da universidade.

Durante a assembleia, o professor Quevedo também fez o registro, com pesar, do recente falecimento do professor do departamento de História da UFSM, Teófilo Torronteguy.

Texto e foto: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias