Internet das universidades ameaçada devido aos cortes no orçamento SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 15/07/16 17h55m
SVG: views 3051 Visualizações

Reitor da UFSM falou em reunião do CEPE sobre ações para evitar apagão virtual

Alt da imagem

A Rede Nacional de Ensino Pesquisa (RNP), órgão do governo federal responsável pela interligação virtual entre universidades federais, emitiu um alerta de que se não houver um reforço orçamentário, corre o risco de não conseguir manter o serviço de forma satisfatória a partir do mês de setembro. A informação foi repassada pelo reitor da UFSM, Paulo Burmann, na manhã desta sexta, 15, durante reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

Conforme o reitor, a Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições de Ensino Superior (Andifes), está bastante preocupada com a situação, e já encaminhou correspondências tanto ao Ministério da Educação, quanto para o Ministério de Ciência e Tecnologia. Em função desse quadro, que resulta do corte de 20% no custeio das universidades, é que, segundo Burmann, os reitores têm procurado encontrar canais de diálogo com o governo em exercício, e foi para isso que, na semana que encerra, esteve em visita a vários órgãos governamentais, em Brasília.

Paralelamente à questão das dificuldades da RNP, o reitor disse também que está viabilizando uma alternativa para melhorar a qualidade da internet especialmente nos campi da UFSM. Essa alternativa será concretizada através da contratação de uma empresa, que trará a rede dos campi mais distantes até Santa Maria, interligando assim à rede da RNP. Contudo, Burmann frisou que a solução é temporária e, que, caso haja essa precarização no trabalho da RNP, a rede como um todo ficará prejudicada.

A assessoria de imprensa da Sedufsm entrou em contato com o pró-reitor de Administração da UFSM, professor José Carlos Segalla, que destacou as gestões que estão sendo feitas na tentativa de reverter o corte de 20% no custeio dos recursos, estabelecida ainda no governo Dilma e mantido até o momento pelo governo interino. Segalla disse que nesta sexta, 15, as dívidas a pagar acumulavam R$ 12 milhões. Segundo ele, em junho o governo repassou duas parcelas de recursos financeiros e, em julho, até o momento, apena suma parcela. A expectativa é que novo repasse ocorra até o final de julho. Ainda conforme o pró-reitor, com apenas 80% do orçamento previsto para esse ano (20% de corte), a instituição não tem como fechar as contas.

Texto: Fritz R. Nunes

Foto: Multiweb/UFSM

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias