Jornal da Sedufsm reflete sobre quadro político SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 01/08/16 16h52m
SVG: views 814 Visualizações

Edição de Junho/Julho já está circulando e também encontra-se no site

Alt da imagem

Empossada no último 31 de maio, a nova diretoria da Sedufsm, ‘Autonomia e Unidade na Ação’, posiciona-se de modo contundente frente ao cenário político e econômico por que passa o país. “A tarefa principal é dar continuidade ao processo de reorganização da classe trabalhadora para enfrentar, por meio da unidade e da luta, as privatizações, a contrarreforma da previdência, a terceirização e precarização do emprego e o brutal ajuste fiscal”, diz trecho do texto analítico de conjuntura, publicado nas páginas centrais da edição de Junho/Julho do Jornal da Sedufsm, que já está circulando entre os sindicalizados e também pode ser acessado no site.

A publicação traz ainda uma entrevista com o professor Júlio Quevedo, presidente da Sedufsm, que esteve no 61º Conad e durante o encontro foi escolhido para integrar a Comissão da Verdade do ANDES-SN. No depoimento, ele comenta sobre essa ferramenta instituída para investigar perseguições a estudantes, professores e servidores técnicos durante a ditadura empresarial-militar. Outro tema abordado pelo docente é a inserção do Sindicato Nacional na luta contra as diversas variantes da opressão – gênero, classe, etnia, orientação sexual, etc.

Dois eventos ganham destaque nesta edição do jornal: o II Encontro Nacional de Educação (ENE) e o 61º Conselho do ANDES-SN (Conad). O primeiro, ocorrido de 16 a 18 de junho, reuniu cerca de duas mil pessoas com o objetivo comum de construir as bases para um projeto democrático e classista de educação. Já o Conad, de 30 de junho a 3 de julho, atualizou o plano de lutas dos docentes das instituições federais, estaduais e municipais de ensino superior, tendo apontado a consigna “Fora Temer, contra o ajuste fiscal e a retirada dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e cortes nas políticas sociais. Pela auditoria da dívida pública. Contra a política de conciliação de classe. Rumo à greve geral!” como central para o próximo período. Os apontamentos políticos de ambos os eventos – que incluem construção de uma greve geral em unidade de classe – podem ser conferidos nas páginas 3 e 7 do jornal.

Como nem só de temas densos da luta sindical vive-se, o informativo deste mês comenta o novo disco de Pylla Kroth, roqueiro já lendário na Boca do Monte. Ele lançara recentemente, no Theatro Treze de Maio, seu quarto álbum solo, “Lá de Volta Outra Vez”. Poucos dias antes do show, tivera um dedo de prosa com a Assessoria de Imprensa da Sedufsm e comentara não apenas sobre o disco, mas a respeito do cenário musical de Santa Maria e das oportunidades trazidas aos músicos pelas novas tecnologias. Além do texto no jornal (pág. 8, Editoria Cultura), você pode conferir a entrevista de Pylla em vídeo ( https://www.youtube.com/watch?v=FNc21Zzzjjg).

Esses e mais outros assuntos passeiam pelo jornal da Sedufsm. Se você é sindicalizado(a) e não vem recebendo o informativo em sua casa, entre em contato com o sindicato via sedufsm@terra.com.br ou no fone (55) 3222-5765. E se quiser enviar alguma colaboração ao jornal, sinta-se à vontade para fazê-lo por meio desses mesmos canais.

Texto: Bruna Homrich

Imagem: J. Adams Propaganda

Assessoria de Imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

“O povo palestino tem direito à insurgência e à luta armada”, afirma Breno Altman

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Em entrevista ao Ponto de Pauta, jornalista fala sobre conflito entre Israel e Palestina

Sedufsm participa da ‘Jornada de Lutas em Brasília’

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Entre as atividades, houve audiência na Câmara dos Deputados e Marcha na capital federal

Seção Sindical não terá atendimento ao público na manhã de segunda-feira

SVG: calendario 18/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Equipe funcional estará dando suporte à assembleia docente no campus sede, em Camobi

Veja todas as notícias