Reitor vai a Brasília tentar rever cortes em custeio SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 26/08/16 17h25m
SVG: views 1015 Visualizações

Burmann também reivindica mais recursos para a UFSM em 2017

Alt da imagem
Reunião do Conselho Universitário da UFSM na manhã desta sexta, 26

Em meio à crise orçamentária que atinge as universidades federais, o reitor da UFSM, professor Paulo Burmann, informou na manhã desta sexta, 26, durante a reunião do Conselho Universitário (Consun), que irá a Brasília na próxima segunda, 29, para uma reunião no Ministério da Educação (MEC). A Associação Nacional dos Dirigentes das IFES (Andifes) está numa ofensiva com o objetivo de reduzir os cortes orçamentários para o próximo ano, que podem chegar a 30% no que se refere a custeio, percentual superior aos 20% de 2016. Mas, não é apenas 2017 que preocupa.

Conforme o pró-reitor adjunto de Planejamento, Joeder Soares, Burmann, que é suplente na diretoria recentemente empossada na Andifes, também estará negociando a reversão dos efeitos da Portaria nº 67, de 2015, assinada ainda na época da presidente Dilma Rousseff, que estabelecia limites para cada IFE no que se refere à terceirização, diárias, locações, entre outros gastos. Uma circular do MEC enviada no mês de agosto, endureceu ainda mais os limites de gastos previstos na portaria do ano passado. O pró-reitor ressalta que o cumprimento dessa orientação do MEC causaria muitos danos às instituições.

A orientação do MEC entra em contradição com outra informação que o governo repassou às universidades, no que se refere ao teto de gastos para 2016. Enquanto o governo Dilma estabeleceu que a previsão de cortes no custeio seria de 20%, e no investimento igual a 60%, uma negociação recente com o governo interino de Michel Temer levou a uma sinalização de que o corte no custeio cairá para 10% e 50% na parte de investimentos, o que colocaria o patamar de gastos no limite de cortes do ano passado. Em relação aos repasses financeiros mensais, Joeder Soares disse que eles têm vindo de forma mais frequente, permitindo que as dívidas não se acumulem.

Em sua fala nesta sexta, durante a sessão de comunicações do Consun, o reitor disse que a Andifes tem usado seu poder de pressão para tentar minimizar os cortes que vêm sendo anunciados para o próximo ano. Burmann ressaltou que há uma sinalização do MEC de que o orçamento de 2017 pode ser semelhante ao deste ano, o que não é o ideal, mas daria um certo alívio diante de outros cenários bem piores que vinham sendo anunciados. Em relação ao processo de negociação da Andifes com o MEC, acesse aqui para ler a respeito. Uma das grandes preocupações da gestão, segundo explicou, se refere às dificuldades de investimento enfrentadas pelo campus de Cachoeira do Sul.

CUT e Cacism

Durante a reunião desta sexta, o reitor Paulo Burmann enfatizou a importância do processo Estatuinte na UFSM, que terá eleição de delegados pelas categorias no próximo dia 6 de setembro. Burmann também informou, em relação à participação de representantes da comunidade externa no Conselho Universitário, que a universidade encaminhou uma chamada pública para que interessados se manifestassem. Conforme o reitor, a Câmara de Comércio e Indústria (Cacism) e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) foram as que manifestaram interesse em participar do Consun. Na próxima reunião, o Conselho deve apreciar essas solicitações das entidades.

Texto: Fritz R. Nunes

Foto: Multiweb

Assessoria de imprensa da Sedufsm

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Seminário “Universidade que queremos” acontece nesta quinta, 25 de abril

SVG: calendario 24/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento ocorre às 19h, no Auditório Flávio Schneider e terá a presença da professora Wrana Panizzi e do professor Renato Dagnino

Reunião entre docentes do EBTT e reitor da UFSM discute Ação Civil Pública sobre controle de frequência

SVG: calendario 23/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Encontro debateu alternativas para atender às exigências do MPF e garantir equidade entre os(as) docentes

Sedufsm promove assembleia na segunda(22), para avaliar a adesão ou não à greve nacional

SVG: calendario 19/04/2024
SVG: tag Sedufsm
Com início às 8h30, a plenária acontece em dia de paralisação e de forma simultânea nos quatro campi da instituição

Veja todas as notícias