Manifestantes protestam em frente ao IF Farroupilha SVG: calendario Publicada em 10/10/16 17h06m
SVG: atualizacao Atualizada em 10/10/16 17h24m
SVG: views 1485 Visualizações

Atividades foram em defesa da educação e dos serviços públicos

Alt da imagem
Centenas de pessoas no ato em frente à reitoria do Instituto Federal Farroupilha, em Santa Maria

Aproximadamente 700 pessoas, entre estudantes, docentes e técnico-administrativos de vários campi do Instituto Federal (IF) Farroupilha, com apoio das entidades que compõem a Frente Combativa em Defesa do Serviço Público, protestaram na manhã desta segunda, 10, em Santa Maria, em defesa da educação e dos serviços públicos. O ato, que reuniu a comunidade dos campi de Frederico Westphalen, Julio de Castilhos, São Vicente do Sul, Alegrete e Panambi, ocorreu inicialmente em frente à reitoria do IF, às margens da faixa de Camobi (RST 287).

Após algumas falas de lideranças vinculadas ao Sinasefe, de estudantes e também de dirigentes das entidades que fazem parte da Frente, os manifestantes fizeram um trancamento parcial da rodovia. Durante a ação, faixas e cartazes foram expostos aos motoristas. Também eram distribuídos panfletos com informações sobre os motivos da manifestação. No início da tarde, a mobilização se deslocou para o centro de Santa Maria, quando ocorreu uma caminhada entre a Gare da estação e a praça Saldanha Marinho.

No panfleto distribuído à comunidade em geral, os manifestantes usaram a expressão #Nãoaoretrocesso, elencando os principais projetos que atacam a educação e o serviço público: PEC 241/16; MP 746 e PLP 257. Foram citados ainda o projeto “Escola Sem Partido” e a Reforma da Previdência. Houve falas, batucadas e muitos gritos de “Fora Temer”.

Os atos de protesto tiveram o apoio das entidades que fazem parte da Frente Combativa em Defesa do Serviço Público, da qual a Sedufsm faz parte, mas também tiveram agregados outros sindicatos, como por exemplo, o Cpers Regional.

Em relação à ocupação que ocorre no campus de São Vicente do Sul do If Farroupilha, a direção do Sinasefe informa que se estende pelo menos até esta terça-feira.

Texto e fotos: Fritz R. Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Breno Altman lança livro “Contra o Sionismo” em Santa Maria

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Evento promovido pela Sedufsm e Comitê Palestina Livre acontece no dia 9 de abril, no campus da UFSM

Docentes rechaçam minuta sobre grupos e espaços de pesquisa

SVG: calendario 27/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia discutiu proposta da reunião, que tem prazo até 3 de abril para envio de contribuições

Sedufsm visita campus UFSM Cachoeira do Sul para integração com docentes

SVG: calendario 26/03/2024
SVG: tag Sedufsm
Atividade faz parte da programação de acolhimento do início do semestre letivo, e tem como objetivo conversar sobre demandas que afetam a categoria
Veja todas as notícias