Plenária dos segmentos da UFSM solidariza-se com ocupações SVG: calendario Publicada em
SVG: atualizacao Atualizada em 24/11/16 23h24m
SVG: views 1428 Visualizações

Reitoria cobrada a ter ações mais incisivas em relação a ameaças feitas a ocupantes

Alt da imagem
Solidariedade aos estudantes que promovem ocupações foi consenso

Na manhã desta sexta, 11, ocorreu no Anfiteatro Loi Trindade Berneira, a primeira plenária ampliada reunindo os três segmentos da UFSM. Cerca de 130 pessoas, entre docentes, estudantes e técnico-administrativos, se reuniram para fazer uma avaliação geral sobre a mobilização na UFSM, que inclui na pauta, especialmente a retirada da PEC 55 e da MP 746. Entre os participantes, foi consensual a ideia de que é preciso apoiar e manifestar solidariedade às ocupações dos alunos, que vêm gradativamente aumentando na instituição.

No que se refere a construir uma coordenação unificada para as ocupações, prevaleceu o entendimento de que a ocupação dos prédios é uma tática dos estudantes, mas que ainda precisa ser pautada e avaliada entre os técnicos e também entre os professores, levando em conta a autonomia de cada segmento.

Foram feitos apelos por parte de algumas representações de diretórios acadêmicos, para que tanto Sedufsm como Assufsm apoiem a arrecadação de alimentos para os ocupantes. Ainda do segmento estudantil, novos relatos de ameaças feitas em redes sociais, e até mesmo presencialmente, contra os que promovem ocupações. A diretora do Centro de Educação, professora Helenise Sangoi Antunes, lamentou as ameaças “fascistas” que estão ocorrendo, acrescentando que o reitor, professor Paulo Burmann, está ciente de tudo e tomando providências, como por exemplo, acionando a Polícia Federal para investigar os suspeitos de fazer ameaças.

No entanto, alguns estudantes e também professores, entre eles, Adriano Figueiró e João Carlos Gilli Martins, cobraram uma postura mais incisiva da reitoria da UFSM. Para Gilli, que é vice-presidente da Sedufsm, é preciso exigir da reitoria uma posição pública sobre as ameaças. Helenise sugeriu que as entidades sindicais proponham ao reitor que abra um processo administrativo em relação a estudantes que promovem algum tipo de incitação à violência.

Esteve participando também da plenária, um representante da Associação de Pós-Graduandos (APG), que é apoiadora das ocupações. A APG aprovou em assembleia esta semana a paralisação nesta sexta, 11 de novembro.

Deram seus informes na atividade desta sexta, ainda, um diretor do Sindicato dos Professores Municipais, e a professora Maíra Couto, do coletivo Alicerce e que é da base do Cpers. Além da Sedufsm, Assufsm e representações estudantis, o Sinasefe também compôs a mesa que coordenou a plenária.

A conselheira da Sedufsm, professora do campus de Frederico Westphalen, Adriana Zecca, fez um relato sobre a mobilização naquela Unidade e manifestou preocupação com o acirramento da disputa política entre os estudantes.

25 de novembro, nova plenária

Ficou marcada uma nova plenária unificada dos três segmentos para o próximo dia 25 de novembro, pela manhã. A data foi aprovada pelas centrais sindicais e apoiada pelo Fórum de Servidores (Fonasefe), como dia nacional de lutas. Os docentes da UFSM já têm nova paralisação marcada para este dia.

Texto: Fritz R. Nunes

Fotos: Ivan Lautert/Fritz Nunes

Assessoria de imprensa da Sedufsm

 

SVG: camera Galeria de fotos na notícia

Carregando...

SVG: jornal Notícias Relacionadas

Docentes federais e estaduais apontam necessidade de manter mobilização

SVG: calendario 21/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Avaliação final do movimento grevista destaca construção da greve geral

Conselho aprova ajuste no calendário acadêmico da UFSM

SVG: calendario 16/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Decisão do CEPE foi tomada em reunião ocorrida na manhã desta sexta, 16

Diretoria da Sedufsm reitera pedido sobre recuperação das aulas

SVG: calendario 15/12/2016
SVG: tag Greve 2016
Reitor afirmou que proposta a ser discutida no CEPE recupera cinco semanas de aula

Veja todas as notícias